Taubaté e UPCN entraram em quadra na noite desta quinta (13), no ginásio do Riacho, já garantidos na semifinal do Sul-Americano de vôlei masculino. O que estava em jogo entre as equipes, porém, era a posição final no grupo B da competição e a consequente definição dos respectivos adversários na próxima etapa. Em confronto bem disputado, o UPCN venceu por 3 a 1 (parciais de 33/31, 25/23, 19/25 e 26/24) e vai enfrentar o Personal Bolívar (ARG), enquanto o Taubaté terá pela frente o Sada Cruzeiro. 

As semifinais estão marcadas para esta sexta (14), no ginásio do Riacho. Às 19h, a primeira disputa será entre os brasileiros Cruzeiro e Taubaté, com os argentinos UPCN e Bolívar entrando em quadra em seguida, às 21h30. O primeiro jogo do dia, no entanto, será às 16h, com a disputa do quinto lugar entre Juan Ferreira (URU) e Regatas Lima (PER).

O passeio do Bolívar sobre o Juan Ferreira, no primeiro jogo da noite, deixou a quadra do ginásio do Riacho junto com as equipes e deu lugar a uma partida muita disputada entre UPCN e Taubaté. A maior diferença alcançada no primeiro set foi de três pontos, vantagem com a qual os dois times conseguiram assumir a dianteira do marcador. Essa, inclusive, foi a margem aplicada pelos argentinos já na reta final da parcial, com 23 a 20, mas o Taubaté conseguiu igualar. Apesar do esforço do time brasileiro, o UPCN carregou o set até 33 a 31.

Com a possibilidade de ver o time argentino ampliar o placar, o Taubaté voltou mais inteiro para a segunda parcial, dominando a partida. As boas distribuições de Rapha iam garantindo opções variadas de ataque, até que brilhou mais forte a estrela do ponteiro López. O cubano do UPCN protagonizou três pontos seguidos – dois aces e um de ataque pelo meio – e colocou a equipe argentina com 22 a 20. O que parecia estar nas mãos do time paulista parou com um erro de saque de  Lucarelli, dando vantagem por 2 sets a 0 ao UPCN.

A sobrevida do Taubaté no jogo veio após boa entrada de Leandro Vissoto. O oposto entrou no lugar do marroquino Mohamed Al Hachdadi, que não vinha bem no jogo. Douglas Souza na vaga de Lipe foi outra saída de Renan Dal Zotto para tentar diminuir os erros da equipe brasileira na partida. As mudanças do também técnico da Seleção Brasileira masculina deram certo, e o jogo se arrastou para mais uma parcial no ginásio do Riacho.

Com a volta de Mohamed para a quadra, ainda com as entradas de Carísio e Renan, o Taubaté tentou evitar o que seria a vitória argentina no quarto set e, consequentemente, no jogo. A parcial foi bastante acirrada, com placar bem ajustado, mas o destaque foi a quantidade de saques errados para ambos os lados. O resultado do equilíbrio foi um set arrastado para 26 a 24, favorável ao UPCN. Com isso, as semifinais colocaram argentinos de um lado e brasileiros do outro.

FICHA DO JOGO

Taubaté: Rapha, Mohamed Al Hachdadi, Lucão, Maurício Souza, Lucarelli e Lipe; líbero: Thales. Entraram: Carísio, Leandro Vissotto, Petrus, Douglas Souza e Renan
Técnico: Renan Dal Zotto

UPCN: Brajkovic, Uchicov, Ramos, Gauna, Toro e Lopez; líbero: Perren. Entraram: Mishchuk, Zerba
Técnico: Fabian Amoa

Árbitros: José Luis Ramos (ARG) e Silvio Silveira (BRA)

PRIMEIRA FASE DO SUL-AMERICANO

GRUPO A
1º – Sada Cruzeiro: 6 pontos
2º – Personal Bolívar (ARG): 3 pontos
3º – Juan Ferreira (URU): 0 ponto

GRUPO B
1º – UPCN: 6 pontos
2º – Taubaté: 3 pontos
3º – Regatas Lima (PER): 0 ponto

Semifinais – sexta-feira (14)
19h – Sada Cruzeiro x Taubaté
21h30 – UPCN x Personal Bolívar