Os servidores online do Nintendo 3DS e Nintendo Wii U, os dois últimos consoles lançados antes do fenômeno Nintendo Switch, foram desativados nesta segunda-feira (8). O anúncio havia sido feito em outubro do ano passado em comunicado divulgado no site oficial da Nintendo. A confirmação da data de encerramento veio no final de janeiro em publicações nos canais oficiais da empresa. 

O que muda com o fim dos servidores?

Com o desligamento dos servidores, jogos de Nintendo 3DS e Nintendo Wii U deixam de ter funcionalidades online, como a possibilidade de partidas multiplayer competitivas ou cooperativas. Rankings que usam a internet para a atualização de dados e outras formas de comunicação também deixam de funcionar.  

As plataformas, porém, ainda poderão ser utilizadas para jogos offiline. Ainda, conforme a Nintendo, os serviços online para Pokémon Bank e Poké Transporter ainda estão disponíveis. “Mas eles devem acabar em algum momento no futuro”, diz a empresa na página de assistência da Nintendo.

Segundo a empresa, em um futuro próximo, os usuários poderão baixar dados de atualização, softwares adquiridos e conteúdo para download na Nintendo eShop. 

Na nota publicada no site, a Nintendo ainda agradeceu aos jogadores por utilizarem os serviços online do 3DS e do Wii U durante um longo período de tempo e pediu desculpas por qualquer inconveniente. 

Fim de uma era de ouro e outra nem tanto

Ao longo de suas trajetórias, os dois aparelhos chegaram a níveis de sucesso bem diferentes. Enquanto o Nintendo 3DS vendeu 75,94 milhões de unidades no mundo, o Wii U foi o maior fiasco da empresa, chegando a apenas 13,56 milhões de aparelhos vendidos. O fracasso fez com que a Nintendo encerrasse o ciclo do console após pouco mais de 4 anos. Ele foi substituído pelo Switch. 

Leia tambémConfira 140 jogos gratuitos disponíveis para resgate no Xbox