Reino Unido

Bodas reais, moda e manifestações artísticas

Em 2018, o reino de Elizabeth II viverá uma verdadeira festa: o casamento do príncipe Harry vai integrar o calendário, repleto de atividades

Por Luiz Filipe Barboza
Publicado em 17 de fevereiro de 2018 | 03:00
 
 
Com quase 1.000 anos, o Castelo de Windsor é o mais antigo ainda em uso na Europa Doug Harding,VisitEngland/divulgação

Séries de TV de sucesso, como a premiada “The Crown”, sobre a vida da rainha Elizabeth II, já mostraram que os bastidores da família real britânica não são exatamente um conto de fadas. Mas isso não diminui (ao contrário, talvez até aumente) o magnetismo desses personagens. A monarquia inglesa não sai de moda, e este ano está em alta. O casamento do príncipe Harry com a atriz norte-americana Meghan Markle promete ser o evento mais badalado no calendário repleto de festas e atrações culturais no Reino Unido em 2018. O país entra em clima de festa, e a união real vira “o” acontecimento. Comércio e turismo aproveitam a oportunidade para fazer seus ganhos e eventos paralelos.

O Royal Wedding (casamento real) será em 19 de maio, na Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, a 37 km a oeste de Londres. Mas não é porque seu nome não aparecerá na lista de convidados que você deve desanimar. O castelo de Windsor, de 900 anos, vale o passeio. No dia da cerimônia, claro, estará fechado para visitação. Mas nos demais funcionará regularmente .

No Condado de Surrey, a 23 km a sudoeste de Londres, outro palácio que merece o passeio é o de Hampton Court (rhs.org.uk). Os lindos jardins que abrigaram o rei Henrique VIII e suas muitas mulheres serão palco, de 3 a 8 de julho, do Flower Show, exposição de flores de fazer o queixo cair de tanta beleza .

A família real segue no roteiro de atrações com o desfile anual Trooping the Colour, celebração oficial do aniversário de seus monarcas, comemorado todo 9 de junho. Mais de 1.400 militares se exibem em seus uniformes cerimoniais, com 400 músicos e 200 cavalos, no pátio Horse Guards Parade, no Saint James’s Park . A Rainha Elizabeth II, que fará 92 anos em abril, sempre participa.

Desfiles em Londres

Reis e rainhas das passarelas também estão na programação. Até o dia 20 deste mês de fevereiro, a London Fashion Week vai apresentar as tendências da moda na Europa. Além dos desfiles, os fãs da alta costura poderão assistir a debates e, lógico, fazer compras. O evento se repetirá no verão, de 14/9 a 18/9, com alguns dos melhores estilistas do mundo apresentando suas coleções.


[entrevista olho] O casamento do príncipe Harry com a atriz Meghan Markle será o acontecimento real do ano [/entrevista olho]


Arte e música em Liverpool; na Escócia, muitos festivais

Com a chegada do verão, Liverpool entra no circuito. De 20 a 22/7, grandes nomes de hip-hop, house music e pop estarão no Liverpool International Music Festival bit.ly/1hHz5oE. E, de 14/7 a 28/10, acontece a Bienal de Liverpool biennial.com, mostra de arte contemporânea que ocupará áreas públicas, galerias e prédios vazios.

Outra pedida na cidade – e em paralelo à Bienal –, mas que começou agora, no dia 9, e vai até 28/10, é a exposição “China’s First Emperor” dos guerreiros de terracota (criados a partir do cozimento da argila) da China, no World Museum bit.ly/ 2zbKV5z. As esculturas, de tamanho natural, representam os exércitos do primeiro imperador chinês, Qin Shi Huang, e ficaram enterradas por 2.000 anos, sendo uma das maiores descobertas arqueológicas do mundo.

Cultura

Edimburgo, capital da Escócia, por sua vez, se transformará em agosto com festivais de música, teatro, dança e artes visuais e até militares. O Fringe, um dos principais, acontece de 3/8 a 27/8. Os organizadores se orgulham de seu caráter democrático.

Qualquer manifestação artística é bem-vinda. Haverá circo, cabaré, shows infantis, musicais, ópera, exposições e até palavrões, diz o site oficial bit.ly/2nkxrzX. A programação “é um ímã para produtores criativos”, aberta a “qualquer pessoa com uma história a contar”.


As muitas exposições

Design. No quesito museus, o Reino Unido terá muitas novidades neste ano, entre inaugurações e reaberturas. Na lista está o V A Museum of Design, pioneiro da grife Victoria & Albert fora de Londres, em Dundee, na Escócia. A abertura será em 15/9, com a exposição “Ocean Liners: Speed and Style”, com foco em engenharia e design de interiores de transatlânticos. A mostra vai até 24/2/2019,  com objetos inéditos de embarcações desde o século XIX.

Galeria. Em Cambridge, a galeria Kettle’s Yard foi reaberta no dia 10 de fevereiro.

Gênio naval. No Porto de Bristol, será inaugurado em março o Being Brunel, museu sobre Isambard Kingdom Brunel, gênio britânico da engenharia naval.

Porcelanas. Em maio, volta a funcionar o Museum of Royal Worcester, com coleções de porcelana desde o século XVIII.

Diversidade e diversão. Em junho, em Londres, o Horniman Museum and Gardens inaugura sua Galeria Mundial, com 3.000 peças, que vão de obras de arte a “coisas divertidas para tocar, brincar e cheirar”.

Detalhes
Pedra de Diana compõe anel
Os noivos príncipe Harry, 33, e Meghan Markle, 36, divulgaram alguns detalhes do casamento. A cerimônia, em 19 de maio, será realizada pelo arcebispo de Canterbury, Justin Welby, ao meio-dia. O anel de noivado de Meghan, feito pela joalheria britânica Cleave and Company, foi desenhado pelo próprio príncipe, que escolheu dois diamantes da coleção pessoal da princesa Diana, além de uma pedra de Botswana, na África, onde o casal passou férias em 2016. Eles divulgou, no Instagram da família real, as fotos oficiais do noivado, feitas no Frogmore House, um palácio em Windsor.

Casal real
De carruagem pelas ruas
Os noivos estão “gratos por todos os votos de felicidade que receberam desde que anunciaram seu noivado e muito ansiosos para o dia (do casamento) e para compartilhar suas celebrações com o público”, disse um porta-voz do príncipe Harry e da atriz norte- americana Meghan Markle. Uma hora após a cerimônia, eles vão percorrer de carruagem pontos importantes de Londres: Castle Hill, High Street, Sheet Street, Kings Road, Albert Road e Long Walk, antes de retornarem ao Castelo de Windsor.


Como ir

Operadora: Queensberry (representada por VTours)

Informação: (31) 3293-5570

Saídas: 14/5, 11/6, 13/8 e 3 e 17/9, de 24 dias cada

Pacote: O melhor do Reino Unido e Irlanda, visitando capitais e principais cidades, custa a partir de 6.670 euros (só terrestre) e 7.395 euros (aéreo e terrestre) + taxas. Menor de 12 anos, no quarto dos pais, preço sob consulta.

Inclui: Guia brasileiro desde o embarque (em SP) e guias locais falantes de português ou espanhol, seguro, 21 cafés + 2 refeições e ingressos para dez dos atrativos visitados