Flexibilização

Coronavírus: Gramado e Foz do Iguaçu anunciam retomada das atividades

Cidades que vivem de turismo têm modelos de reabertura e protocolos rigorosos

Por Paulo Campos
Publicado em 12 de maio de 2020 | 17:22
 
 
Vista do centro de Gramado (RS) Cleiton Thiele/SerraPress

Dois dos principais destinos turísticos do país - Gramado (RS) e Foz do Iguaçu (PR) - anunciam a retomada das atividades de turismo. Na cidade gaúcha, um decreto municipal permitiu a reabertura de hotéis, parques e museus. A cidade paranaense também instituiu protocolos para diversos segmentos poderem voltar às atividades.

Na semana passada, o governo do Rio Grande do Sul apresentou o modelo de reabertura baseado no distanciamento controlado para enfrentar a pandemia de coronavírus. Pelo modelo, a partir de agora cada região é classificada de acordo com índices de contágio e capacidade de atendimento hospitalar, entre outras variáveis. 

Desde então, todos os estabelecimento em Gramado estão autorizados a funcionar, desde que cumpram normas de prevenção e apresentem plano de contingência no combate à Covid-19, que será avaliado pelo Centro de Operações de Emergência (COE). Apenas estão proibidas a abertura de espaços coletivos, como piscinas, saunas e academias, por exemplo.

Em Gramado, a prefeitura contabilizou até o momento dois casos suspeitos, dois confirmados e curados e 35 descartados. Não houve nenhuma morte registrada pela Covid-19 no município.

Foz do Iguaçu
Em Foz do Iguaçu, os meios de hospedagem que se adequarem aos protocolos poderão reabrir a partir de 11 de maio. O atrativos reabrirão parcialmente a partir do dia 10, juntamente com hotéis, resorts, agências de receptivo e operadoras. Os eventos de pequeno porte só estarão autorizados a funcionar a partir do dia 28 de julho.

"Foz do Iguaçu foi a primeira cidade brasileira a criar um serviço de plantão de coronavírus 24 horas, com atendimento pelo whatsApp. Foi, também, a primeira a tornar obrigatório o uso de máscaras. Estamos preparados, com dois laboratórios habilitados, para fazer testagem massiva de todas as pessoas com sintomas de gripe ou síndrome respiratória. Serão, ao todo, 34 mil testes", afirmou o prefeito Chico Brasileiro (PSD).

N semana passada, a Vigilância Epidemiológica de Foz do Iguaçu confirmou mais quatro casos positivos de Covid-19, totalizando 62 registros da doença e duas mortes no município.