Ao divulgar os números do Termômetro de Vendas de dezembro de 2023, janeiro e fevereiro deste ano, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) credita a festas como Natal da Mineiridade e Carnaval da Liberdade o expressivo crescimento do comércio na capital mineira. Segundo a entidade, em dezembro de 2023 o aumento das vendas foi de 1,36% e em janeiro e fevereiro de 1,92% e 0,98%, respectivamente.
“O Carnaval trouxe para Belo Horizonte números gigantescos que, há tempos, nossa cidade não alcançava. Isso nos fez enxergar o grande potencial turístico que temos para explorar. Isso impacta diretamente o setor de comércio e serviços. A prova é que 73% dos lojistas e prestadores de serviços fizeram uma avaliação positiva da festa e do que ela proporcionou”, destaca Marcelo de Souza e Silva, presidente da CDL/BH.
O Carnaval de Belo Horizonte foi um dos grandes responsáveis pelo vaivém de turistas entre janeiro e fevereiro. Segundo o Ministério doTurismo, a capital mineira teve o terceiro maior volume de turistas no país na folia momesca, atrás do Rio de Janeiro e São Paulo e já ultrapassando Salvador e Recife. A edição 2024 contabilizou 5,5 milhões de foliões, entre eles 262 mil turistas (16,7%) e movimentação financeira de R$ 943 milhões. Segundo pesquisa realizada pelo Observatório de Turismo de Minas Gerais (OTMG), os turistas investiram, em média, R$ 1.250,28 com hospedagem e R$ 736,11 com atrativos e passeios.
Turismo em crescimento
Nos últimos dois anos, Minas Gerais cresceu acima da média nacional de forma contínua e constante. Segundo o ‘Panorama Mensal do Turismo’, divulgado em março deste ano pelo OTMG, o Estado teve crescimento de 15% em 2023. No último ano, aproximadamente 31 milhões de pessoas visitaram destinos mineiros e houve um faturamento de R$ 34 bilhões.
Nos dois primeiros meses de 2024, o terminal rodoviário da capital mineira registrou um fluxo total acumulado de 1.233.102 de passageiros, um aumento de 0,7% em relação ao mesmo período de 2023. Já no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, houve a circulação de 948.470 passageiros em janeiro, com uma variação positiva de 2,36% em relação ao período homólogo, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Plano Estratégico
Na percepção de Marcelo de Souza e Silva, ainda que o comércio de Belo Horizonte seja pulverizado e bastante plural, faltam detalhes que facilitem a vida dos turistas. “Infelizmente não temos lojas de suvenires nos principais pontos turísticos como praças da Liberdade e do Papa, Conjunto Moderno da Pampulha e Parque Municipal. O turista que está passeando por ali não consegue comprar, por exemplo, um ímã de geladeira da igrejinha da Pampulha”, reflete.
O dirigente revela ainda que a CDL-BH planeja para um futuro próximo contribuir para que o foi desenhado pelo Plano Estratégico de Belo Horizonte 2023/2027 seja realizado. “O plano prevê uma qualificação contínua de gestores públicos, privados e colaboradores para atuação no atendimento turístico. Há, ainda, o estímulo ao empreendedorismo voltado a esse nicho de mercado. Podemos, por exemplo, melhorar as ofertas de lojas e serviços para levar o comércio onde o turista está, instalar quiosques de vendas de produtos temáticos em alguns pontos turísticos”, destaca.
O Plano Estratégico destaca a inovação da oferta turística, que contempla a criação de roteiros conforme a vocação e a imagem do destino, tais como arquitetônicos, gastronômicos, histórico-culturais e de natureza. “É preciso dinamizar a forma como vendemos Belo Horizonte. O setor de comércio e serviços, além de ser a nossa principal fonte geradora de riqueza e empregos, é a que mais conhece a nossa história. Queremos que o comércio seja amigo do turismo”, conclui Souza e Silva.
Dezembro de 2023
Em dezembro de 2023, pela terceira vez consecutiva, o comércio varejista da capital mineira fechou o ano com crescimento. De acordo com o Termômetro de Vendas elaborado pela CDL/BH, na análise do acumulado do ano de 2023 (jan-dez.2023/jan-dez.2022) as vendas do comércio de Belo Horizonte registraram aumento de 1,36%. Em 2022, o setor fechou com crescimento de 1,32% e em 2021 o aumento foi de 1,34%. Na comparação anual (dez.2023/dez.2022) o indicador mostra que o comércio varejista da capital cresceu 1,43%.
Os segmentos que se destacaram na comparação anual foram drogarias e cosméticos (4,99%), supermercados (5,04%), informática (3,65%), papelarias e livrarias (2,98%), vestuário e calçados (2,6%), material elétrico e de construção (1,89%), artigos diversos (1,23%) e eletrodomésticos e móveis (0,5%).
Na análise mensal, que compara dezembro de 2023 com o mês de novembro do mesmo ano, o indicador mostra crescimento de 1,57% nas vendas do varejo. De acordo com o presidente da CDL/BH, o desempenho positivo é resultado de um cenário favorável aos padrões de consumo e às vendas de Natal e festividades de fim ano, além da queda da inflação e aumento da renda disponível.
Tiveram resultado positivo os seguintes segmentos drogarias e Cosméticos (12%), informática (9,8%), supermercados (7,57%), vestuário e calçados (4,03%), Papelarias e Livrarias (4%), material elétrico e de construção (2%), artigos diversos (1,4%) e eletrodomésticos e móveis (1%). O segmento de veículos e peças apresentou queda de 1%.
Janeiro de 2024
Após dez anos, o setor encerrou o mês de janeiro com crescimento de 1,9% no volume de vendas em comparação ao mês anterior (dez/2023). Na comparação mensal (Jan.24/Dez.23), todos os segmentos do varejo tiveram performances positivas, com destaque para drogarias e cosméticos (13,33%), informática: 10,6%, supermercados (8,5%), papelaria e livraria (7%), eletrodomésticos e móveis (6,89%)vestuário e calçados (4,89%), material elétrico e de construção: (3,34%), artigos diversos (2,65) e veículos e peças (1,5%).
A análise comparativa anual (jan-2024/Jan-2023) também ficou acima dos últimos dez anos e cresceu 1,84% no termômetro de vendas. Na comparação dos últimos 12 meses (jan-2024/fev-2023), o crescimento foi de 1,79%. Nesse período, todos os segmentos do varejo cresceram acima da média. Os avanços registrados foram drogarias e cosméticos (8%), supermercados (6,1%), papelarias e livrarias (4,97%), informática (4,34%), artigos diversos (3,11%), eletrodomésticos e móveis (3,01%), material elétrico e construção (2,97%), vestuário e calçados (1,26%), veículos e peças (0,23%).
Fevereiro de 2024
O comércio de Belo Horizonte avançou 0.98% em comparação a janeiro. O indicador atingiu seu melhor desempenho para o mês nos dois últimos anos. O Carnaval, já tradicional na cidade, movimentou o comércio com o turismo e aumento nas vendas.
O setor de artigos diversos (óculos, brinquedos, artigos esportivos, bijuterias, joias e instrumentos musicais) é o destaque do mês e obteve crescimento de 3,78%. Esse avanço pode ser atribuído ao ambiente festivo do Carnaval, aumento do turismo na cidade e contínua geração de empregos.
No acumulado de janeiro e fevereiro, o setor varejista e de serviços avançou 1,09%. Nesse período, os segmentos registraram os seguintes avanços foram supermercados (5,12%), drogarias e cosméticos (5,09%), papelarias e livrarias (2,65%) e artigos diversos (2,1%).