Litoral pernambucano

Desvende a Praia dos Carneiros: um mar de águas calmas e corais

Piscinas naturais e areia branca esperam pelo visitante a menos de duas horas de distância da capital

Por Carolina Mazzi
Publicado em 07 de março de 2019 | 03:00
 
 
Praia tem águas verdes cristalinas, coqueiros, piscinas naturais, corais e areia branca Emprotur/Divulgação

Entre Paraíba e Alagoas, o litoral continental de Pernambuco não é dos maiores. O que, diga-se de passagem, torna toda a viagem pelo estado mais prática e completa, porque .

Para começar, é bom estar atento ao relógio. As piscinas naturais de Porto de Galinhas, a apenas uma hora da capital, por exemplo, formam-se na maré baixa, revelando uma imensidão de corais, que habitam essas águas cristalinas e de temperatura agradável. A cidade é ponto turístico dos mais desejados do país. Repleta de resorts e hotéis, conhecê-la fora da época festiva é mais tranquilo (e barato).

Seguindo o curso da água, o encontro é do mar com o rio Maracaípe, em Ipojuca, num daqueles cenários que dão ao Nordeste sua justa fama de paraíso.

Outro desses lugares que unem águas verdes cristalinas, coqueiros, piscinas naturais, corais e areia branca é a praia dos Carneiros, a menos de duas horas de distância da capital. Além da beleza natural, uma igrejinha colonial, à beira-mar, dá um charme histórico especial ao local, que fica em Tamandaré.

Não se pode falar em litoral sem citar Fernando de Noronha, que dispensa maiores apresentações. Mas é um viagem à parte.
O que não dá é para conhecer Pernambuco sem adentrar em suas águas.