'Coolness'

Duas cidades mineiras entram em ranking mundial dos destinos mais 'descolados'

Foram avaliadas 647 cidades em 20 países levando em conta uma série de critérios ligados ao estilo de vida na era digital

Sex, 04/09/20 - 18h22
Santa Rita do Sapucaí abriga o HackTown; a cidade tem cerca de 43 mil habitantes e 150 empresas de startup | Foto: Bruno Mazzer/Divulgação

As cidades mineiras de Santa Rita do Sapucaí. no Sul de Minas, e Tiradentes, no Centro-oeste, entraram no ranking mundial do Creative Urban Instituto, realizado em parceria com a Universidade de Oregon, como uma das dez cidades de pequeno porte mais "coolness" do mundo. 

O índice criado pelas duas entidades classifica cidades com população inferior a 130 mil habitantes em 13 fatores ligados ao estilo de vida na era digital. Foram avaliadas 647 cidades em 20 países. Um algoritmo determinou então quais cidades tinham classificação per capita mais alta.

Cada cidade foi avaliada com base no número de startups, festivais e eventos de base tecnológica, cafeterias, microcervejarias, provedores de internet de alta velocidade, alimentos direto do produtor e lojas familiares por 10.000 residentes, bem como a densidade da arte de rua, a instagramabilidade (hashtags), o trânsito, o ensino superior, a renda e a inflação dos aluguéis no último ano.

Santa Rita do Sapucaí e Tiradentes ficaram em quarto e oitavo lugares, respectivamente, ao lado de Charleston (Estados Unidos), Mullumbimby (Austrália), Oss (Holanda), Chiang Mai (Tailândia), Boulder (Estados Unidos), Leuven (Bélgica), Truckee (Estados Unidos) e San Miguel de Allende (México).
 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.