Norte de Minas

Evento de video mapping na Vila de Santa Bárbara traz o cerrado como tema

De 25 a 29/8, treze artistas nacionais e internacionais apresentam suas criações em narrativas que envolvem sustentabilidade e preservação

Por Paulo Campos
Publicado em 24 de agosto de 2020 | 19:45
 
 
Video mapping - ou mapeamento de vídeo - é uma técnica que consiste na projeção em objetos ou superfícies Eduardo Gomes/Divulgação

O Norte de Minas vai sediar, nos dias 28 e 29, o primeiro evento de vídeo mapping de Minas Gerais. É a primeira edição do Cerrado Vídeo Mapping, que finaliza uma quinzena de atividades em torno da videoarte e do vídeo mapping. O cenário não poderia ser mais apropriado e inspirador: um vilarejo localizado aos pés da Serra do Espinhaço. A Vila de Santa Bárbara, no município de Augusto de Lima, é famosa pelas águas termais e natureza exuberante, entre elas o Parque Nacional da Sempre Viva, patrimônio natural da Unesco.

O video mapping - ou mapeamento de vídeo - é uma técnica que consiste na projeção em objetos ou superfícies, como grandes estruturas, fachadas de edifícios e esculturas. Através da utilização de software, objetos de duas ou três dimensões são formados virtualmente e interagem com um projetor para se adaptar à superfície, reconstruindo o espaço real a partir da adição de virtual. Com a técnica, artistas podem criar narrativas audiovisuais, ilusões de ótica e noções de movimento em objetos estáticos.

"O video mapping é uma releitura do espaço, é dialogar com o objeto, a escultura, e agregar novos elementos",  afirma Ricardo Cançado, idealizador do Cerrado Video Mapping. O artista, também conhecido como VJ Eletroiman, participa há 15 anos de circuitos internacionais e quis trazer a inovação para Minas. Eletroiman começou no Coletivo Telenoika, em Barcelona, Espanha, um dos pioneiros de video mapping no mundo. "Quando começamos não havia tecnologia, tivemos que criar nossos recursos, hoje já existem vários softwares", conta. 

Fomento a novos artistas

Uma das funções do festival é formar novos artistas. Na programação, Eletroiman ministra um curso online com conhecimentos teóricos e práticos para a realização da técnica e utilização de equipamentos e softwares. "A troca de conhecimento é fundamental para fomentar a cena de produção de vídeo em tempo real, fortalecer a cultura da criação livre e promover novos formatos colaborativos", afirma.

“Nossa proposta é criar uma narrativa que valorize o Cerrado e o patrimônio da fábrica construída no século XIX, além de resgatar a memória da população local, que participa do projeto Túnel da Memória", afirma Cançado. Quase todo o evento é online, só as projeções necessitam da presença dos artistas. Entre os convidados estão nome da cena nacional e internacional, como Carol Santana, Chema, VJs Grazzi e Gago, Homem Gaiola, Inzist e Jodele Larcher, Laura Campestrini, Letícia Pantoja, Spetto, Vigas, Vinícius Luz e Vini Fabretti.

Um dos precursores do video mapping no Brasil é o santista VJ Spetto, criador  do coletivo United VJs e um dos nomes mais influentes e importantes produtores de video mapping do mundo. Na TV, ele foi responsável pelo cenário de programas como Especial de Roberto Carlos (2006-2010), o programa de Fátima Bernardes (2012) e o The Gift (Lisboa, 2011). Ele também comandou as projeções da abertura dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio.

Destaque

O ápice da programação são em dois noites consecutivas, nos dias 28 e 29, das 20h às 22h30, quando acontecerão projeções de vídeo nas ruínas da antiga fábrica têxtil de Santa Bárbara, a segunda criada em Minas e agora transformada no espaço de eventos Coliseum. Os 13 artistas da atual cena de video mapping fazem peças e intervenções gráficas adaptadas à fachada do monumento, que dialogam com os elementos de sua estrutura. "O objetivo é que o prédio ganhe vida, uma nova roupagem e textura", enfatiza Cançado.

Nas projeções, a fauna e flora do Cerrado estarão presentes. O tema cerrado e sua preservação foram escolhidos no momento em que a pandemia vai fortalecendo o turismo regional e os destinos de natureza. Além de ser o segundo maior bioma em extensão no Brasil, o cerrado, ao lado da floresta, é um dos ecossistemas mais ameaçados em todo o planeta. "Queremos denunciar a extinção do Cerrado em Minas e mostrar a riqueza de sua fauna e flora", conclui.

Serviço:
Visual Brasil Meeting

Data: 25, 26 e de 27 de agosto
Local: Vila Têxtil de Santa Bárbara, Águas de Santa Bárbara Resort Hotel
Endereço: Fazenda Santa Bárbara, s/nº, Augusto de Lima (MG)
Programação: www.cerradomapping.com
Transmissões pelas redes csociais do Instagram (@cerradomappingfestival), Facebook 4e YouTube (Cerrado Mapping Festival)