Chapadas

Natureza em pleno esplendor

Extensões serranas para visitar no Brasil: Diamantina, das Mesas, Araripe, Veadeiros e Guimarães

Por Da Redação
Publicado em 20 de maio de 2017 | 03:00
 
 
Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso Márcia Foletto/Agência O Globo

Goiás
Veadeiros.
A Chapada dos Veadeiros é procurada por quem busca contato com a natureza ou experimentar seu lado esotérico – motivado pelo paralelo 14, linha imaginária que atravessa Machu Picchu, no Peru, e corta Alto Paraíso. Lá são encontradas cachoeiras como o Salto do Rio Preto, de 120 m de altura, e a bela formação rochosa Vale da Lua.

Bahia
Diamantina.
Parque Nacional da Chapada Diamantina, a 430 quilômetros de Salvador, ocupa uma área de 1.500 quilômetros quadrados do noroeste baiano. São cerca de 300 cachoeiras e 150 grutas, com águas cristalinas – no Poço Encantado, elas ganham uma tonalidade azul. O Vale do Pati é um dos cenários mais belos da região.

Mato Grosso
Guimarães.
Ocupando uma área de 33 mil hectares no Mato Grosso, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães tem belas paisagens e várias cachoeiras, além de grutas e cavernas, como a Casa de Pedra, que, diz a lenda, serviu de abrigo aos homens da Coluna Prestes durante a viagem pelos sertões.

Na divisa
Ceará, Piauí e Pernambuco.
Provavelmente uma das menos conhecida das chapadas do país, a do Araripe fica na divisa de Ceará, Piauí e Pernambuco. Além da beleza natural, o local abriga o Geoparque Araripe, sítio protegido por sua relevância geológica e o primeiro desse tipo nas Américas a ser reconhecido pela Unesco.

Maranhão
Das Mesas.
No centro-sul do Maranhão, está nossa versão de Table Mountain: a Chapada das Mesas. Menos conhecido dos brasileiros do que a versão sul-africana, o Parque Nacional da Chapada das Mesas é de uma beleza ímpar, com cânions, incríveis formações rochosas, poços (como os Azul e Encanto Azul, que formam convidativas piscinas de águas cristalinas) e muitas cachoeiras, a exemplo da de Santa Bárbara, de 76 m de altura.