Turismo gastronômico

Projeto Origem Convida celebra Chile, Argentina, Chile, Colômbia e Equador

Chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca receberam importantes nomes da gastronomia internacional em Salvador

Por O Tempo
Publicado em 04 de abril de 2024 | 15:31
 
 
Os chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca celebram os dez anos da rede Origem Foto: Origem / Divulgação

Idealizado pelos chefs Fabricio Lemos e Lisiane Arouca, o projeto Origem Convida recebe importantes nomes da gastronomia nacional e internacional para jantares colaborativos no restaurante Origem, em Salvador. O projeto nasceu em 2016, com o objetivo de promover o intercâmbio entre cozinheiros de culturas e estilos culinários distintos, além de proporcionar aos clientes a oportunidade de uma experiência única e exclusiva.

O Origem Convida também tem a premissa de oferecer aos convidados uma programação cuidadosamente elaborada para apresentar a cultura e a culinária de Salvador, sob um ponto de vista que vai muito além do dendê, onde tradição e contemporaneidade convivem em harmonia. Nesse contexto, sempre há uma expedição de apresentação do trabalho do Instituto Ori, um coletivo que acredita no alimento como transformador social, do qual Fabrício e Lisiane são cofundadores. Para 2024, foi elaborada uma agenda especial que enaltece e valoriza a culinária da América Latina.

Dedicada ao Chile, a próxima edição acontece em abril, com a participação dos chefs Sergio Barroso, do restaurante Olam (68º no Latin America’s 50 Best), e Javier Avíles Lira, da Pulperia Santa Elvira (70º no Latin America’s 50 Best). O jantar exclusivo elaborado em conjunto por Fabrício, Lisiane e a dupla de convidados será servido no dia 10 de abril, às 19h30, no Origem.

Sabores nada tímidos e ao mesmo tempo elegantes, que resultam da união de técnica, preocupação com o produto e apresentação, marcam o trabalho do chef espanhol Sergio Barroso, que atualmente comanda a cozinha do renomado restaurante Olam, além do Bar Nkiru e do 45 Bistro, todos localizados no Hotel 45 by Director, em Santiago, no Chile. Javier Avíles Lira é considerado um dos chefs mais inovadores e respeitados no cenário gastronômico chileno. Ele imprime na Pulpería Santa Elvira, seu mais recente empreendimento, uma abordagem bem diferente do “Fine Dining” convencional. A casa intimista apresenta cardápio enxuto e que muda a cada dois meses, refletindo uma culinária sazonal e dinâmica, que se destaca pelo frescor e pela versatilidade, com insumos oriundos de pequenos produtores locais. Javier busca, através de suas pesquisas, resgatar tradições e destacar ingredientes nativos para elaborar pratos contemporâneos.

No jantar do Origem Convida, o menu elaborado em conjunto será composto por snacks, entradas, pratos principais e sobremesas. Enquanto Fabrício, Sergio e Javier se encarregam da parte salgada, a chef-pâtissière Lisiane Arouca cuidará dos doces.

Leia também:
Salvador contemporânea: onde comer bem na capital baiana

Próximos projetos

Em junho, para celebrar os tradicionais festejos juninos, os convidados virão da Argentina. São eles Tomás Treschanski, do Trescha (94º no Latin America’s 50 Best) e a dupla Pedro Peña e Germán Sitz, à frente do Niño Gordo (43º no Latin America’s 50 Best).  Na virada de julho para agosto, haverá edição comemorativa pelo aniversário de oito anos do Origem, tendo como convidados Alejandro Chamorro e Pia Salazar, dupla de chefs que comanda o Nuema, eleito melhor restaurante do Equador pelo The World’s 50 Best Restaurants e 11º no Latin America’s 50 Best Restaurants. Vale destacar que, também em 2023, Pia foi eleita “Chef Pâtissière do Ano” pelo The World’s 50 Best Restaurants.

Em agosto, o projeto receberá, vindo da Colômbia, o trio Mateo Ríos, Rob Pevitts e Sebastián Marín, à frente do X.O. (27º no Latin America‘s 50 Best). Para homenagear o Dia de São Cosme e São Damião, o Origem Convida de setembro terá a participação da chef brasileira Roberta Sudbrack, que comanda no Rio de Janeiro o restaurante Sud, o pássaro verde. Além de ter comandado a cozinha do Palácio da Alvorada durante o mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Roberta foi eleita, em 2015, “Melhor Chef Mulher da América Latina” pelo The World’ 50 Best Restaurants.

A primeira edição do ano foi realizada em homenagem ao Dia de Iemanjá (2 de fevereiro), data emblemática e amplamente celebrada na capital baiana. Como convidados, os nomes escolhidos foram Gerônimo Athuel, do Ocyá (96º no Latin America’s 50 Best Restaurants), Pedro Siqueira, do Massa + Ella, e o chef-confeiteiro Henrique Rossanelli, à frente da premiada Absurda Confeitaria.

Serviço

O que: Origem Convida de Abril
Onde: 10 de abril, às 19h30
Valor do menu degustação: R$ 350
Valor do menu degustação harmonizado com vinhos: R$ 600
Contato para reserva: (71) 99202-4587. Para saber mais, acesse o site Origem / Instagram @restauranteorigem