Limpo e seguro

Selo de turismo responsável já foi solicitado por 753 empresas em Minas

Iniciativa do Ministério do Turismo tem como objetivo auxiliar a retomada da atividade no país; turistas poderão denunciar quem não cumprir as normas

Ter, 14/07/20 - 18h07
My Place Savassi Hotel Boutique aderiu à iniciativa em BH | Foto: My Place Savassi Hotel Boutique/Divulgação

Ouça a notícia

Dos 8.010 selos do programa Turismo Responsável - Limpo e Seguro emitidos pelo Ministério do Turismo (MTur) até agora, 753 são de prestadores de serviços turísticos de Minas Gerais. A iniciativa foi criada para estipular protocolos sanitários específicos para a proteção de turistas e funcionários contra a Covid-19.

A amostragem por Estado foi divulgada hoje pelo MTur. Minas Gerais vem atrás de São Paulo (2.011) e do Rio de Janeiro (1.312) e à frente da Bahia (536) e de Santa Catarina (422). Por segmentos, o maior número de solicitações do selo veio das agências de turismo (286), dos meios de hospedagem (210) e das transportadoras turísticas (130).

O selo - que é totalmente gratuito - visa auxiliar o turista na retomada das viagens durante e pós-pandemia. Ele deverá ser colado em local de fácil acesso e conterá um QR Code, por meio do qual o turista poderá consultar as medidas adotadas por determinado empreendimento e/ou profissional. 

“O sucesso da iniciativa comprova que estamos no caminho certo para o início das atividades de nosso setor e integra o conjunto de ações de retomada que vem sendo desenvolvido pelo ministério. Acredito que o selo atende aos anseios do setor e dos turistas, que estarão mais atentos aos protocolos de biossegurança”, afirmou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

Quem solicitou o selo precisa seguir à risca os protocolos sanitários do Ministério do Turismo, que levam em conta diretrizes de órgãos internacionais e foram validados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Os protocolos foram criados para 15 segmentos turísticos que fazem parte do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), além de um conjunto de orientações também para os turistas. Por meio do QR Code, o selo também permite que o turista realize denúncias de estabelecimentos em caso de descumprimento, o que poderá resultar em sua perda.   
 

O selo

Para solicitar o selo, o interessado deve acessar o site turismo.gov.br/turismoresponsavel, ler as orientações previstas no protocolo destinado ao segmento em que atua e estar com situação regular no Cadastur. Se estiver de acordo, ele adere à autodeclaração que atende aos pré-requisitos determinados e é encaminhado para uma área do site onde pode realizar o download do selo para impressão.

Estão disponíveis protocolos para meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos, restaurantes, cafeterias, bares e similares, parques temáticos aquático, locadoras de veículos para turistas e guias de turismo, entre outros.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.