Maranhão, Piauí e Ceará

Três destinos e uma aventura única

Rota das Emoções promove, ao passar por três Estados, um encontro com o único – e inusitado – deserto brasileiro, o delta do Parnaíba e as incríveis dunas de Jericoacoara

Por Aline Diniz
Publicado em 13 de janeiro de 2018 | 03:00
 
 
As lagoas dos Lençóis Maranhenses, de águas mornas e transparentes, são um convite ao banho em meio às dunas Aline Diniz

A mistura de sabores, sensações e paisagens deslumbrantes rendem, mais do que belas fotos: lembranças para toda uma vida. Esse é o saldo para quem se permite mergulhar na Rota das Emoções, que passa pelo Maranhão, Piauí e Ceará. A cada destino, o viajante tem a oportunidade de desfrutar da beleza de rios calmos e praias paradisíacas. Para aqueles que gostam de aventuras, o passeio proporciona ainda a prática de esportes náuticos, como o kitesurfe e o windsurfe.

O turista pode escolher começar sua viagem por São Luís (MA) ou por Fortaleza (CE), e o descanso e a diversão são garantidos em qualquer uma das escolhas. As emoções começam logo no aeroporto, quando o turista se depara com o sol do Nordeste e a brisa do mar. Se iniciar pelo Maranhão, o viajante pode incluir no pacote uma visita ao centro histórico de São Luís.

Única cidade brasileira fundada por franceses, São Luís tem o maior acervo aberto de azulejos lusitanos fora de Portugal. O conselho é calçar um tênis e apreciar a beleza dos sobrados e demais construções. No entanto, o visitante vai perceber que muitas construções precisam ser revitalizadas.

Se iniciar pelo Ceará, o turista percorre o trecho de Fortaleza a Jericoacoara. No meio do caminho, de uma ou outra porta de entrada da Rota das Emoções, está o magnífico delta do Parnaíba.
Uma dica: não há comercialização de bebidas e de comidas nos Lençóis Maranhenses, então, é preciso levar água e lanche para desfrutar, sem pressa, de todas as belezas daquela imensidão de areias brancas, salpicadas de lagoas.

E o mais importante: ao escolher o transfer de barco, de qualquer um dos pontos de partida, verifique se o receptivo dispõe de toda a segurança necessária, como a disponibilização de coletes salva-vidas.

 

[entrevista olho] O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é a maior área de dunas do Brasil, com 155,5 hectares [/entrevista olho]


Barreirinhas é porta de entrada dos Lençóis

Para além da correria típica de uma cidade grande como São Luís, o Maranhão guarda muitas belezas. A Rota das Emoções pode continuar por Barreirinhas – a três horas e meia de carro da capital –, uma das portas de entrada para os Lençóis Maranhenses. Logo na chegada à vila, a imensidão do rio Preguiças enche os olhos com suas águas calmas, ideais para um mergulho.

De lá, saem veículos 4x4 para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, considerado a maior área de dunas do Brasil, com 155,5 hectares. Ao atravessar o rio Preguiças de balsa, é aventura garantida. As jardineiras, como são conhecidos os veículos, trafegam em meio à vegetação até as dunas.

A chegada ao parque não poderia ser mais intensa: a visão é de um deserto infinito de areias brancas. Mas, ao contrário dos desertos padrões, os lençóis guardam lagoas azuis, de água doce e morna. Dependendo da época do ano e do volume de chuvas, o turista vai aproveitar lagoas mais cheias ou mais vazias. Porém, cada segundo e cada gota de suor são mais do que recompensados. No fim da tarde, o espetáculo fica por conta do pôr do sol.

 

Restaurante
Sabor regional e descanso
Uma rede para descansar após o almoço, do lado do rio Preguiças, sem o barulho dos carros e com uma paz sem igual. É assim a refeição no restaurante Bambaê, localizado na beira do curso d’água. No cardápio, há opções de grelhados, saladas, petiscos, sanduíches, omeletes, massas e sopas. Doces clássicos e regionais são servidos de sobremesa.

Hospedagem
Encantes do Nordeste
Na beira do rio Preguiças, o turista pode se hospedar na pousada Encantes do Nordeste. São 27 chalés, sendo 16 de categoria standard e 11 de nível superior. Todos eles oferecem, além de privacidade, jardins e varandas com redes, tecidas com fibra de buriti pelos índios da tribo Kuikuro, do Parque Indígena do Xingu. Saiba mais em www.encantesdonordeste.com.br.

Feira
A arte de Barreirinhas
No fim da tarde, os visitantes podem aproveitar o tempo livre, depois do passeio aos Lençóis Maranhenses, para visitar a feirinha de artesanato situada no centro de Barreirinhas. Lá, são encontradas peças diferenciadas, todas confeccionadas a mão pelos moradores.


Quem leva

Operadora: Visual Turismo

Pacote: Inclui Maranhão, Piauí e Ceará, com 7 noites (1 em São Luís, 2 em Barreirinhas, 1 em Parnaíba, 2 em Jericoacoara e 1 em Fortaleza), bilhetes aéreos (com saída de São Paulo), traslados, café da manhã, guia, tour em veículo 4x4 a Lençóis e voadeira pelo rio Preguiças (circuito Caburé), voadeira pelo delta do Parnaíba e parada na lagoa do Paraíso

Período: 20/1 a 27/1

Preço: A partir de R$ 3.644 por pessoa em acomodação dupla (saídas de SP)

Importante: Para saídas de BH, consulte o seu agente de viagens e peça esse pacote da Visual Turismo