Promovida no século XVIII, o "Triunfo Eucarístico" foi registrado com detalhes no libreto de Simão Ferreira Machado, publicado em Lisboa, em 1734. Nele, o autor relata que a união do sacro com o profano resultou em um acontecimento único que movimentou Vila Rica. O ponto alto foi um cortejo monumental que marcou o translado do Santíssimo Sacramento da igreja de Nossa Senhora do Rosário para a Basílica Matriz de Nossa Senhora do Pilar.
Neste sábado (22/7), Ouro Preto vai reviver essa tradição. Centenas de atores, dançarinos, músicos, personagens e alegorias mitológicas vão atravessar a cidade para comemorar gloriosa a conclusão das obras de ampliação e embelezamento da matriz do Pilar, em 1733. "Triunfo Barroco" é uma releitura do "Triunfo Eucarístico" e, segundo o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, não se limita ao aspecto religioso, mas tem uma significância cultural.
Dimensão de fé
Embora a dimensão da fé esteja presente, o evento também é considerado um exemplo importante da cultura e da história da região. “No dia 22, um sábado à tarde, vamos reconstituir, 290 anos depois, a procissão triunfal do translado do Santíssimo Sacramento da igreja do Rosário para a matriz do Pilar, que estava sendo reinaugurada naquele momento, ocorrido em maio de 1733", explica.
Osvaldo destaca a dimensão de fé do evento, que é também um exemplo cultural e histórico e busca recriar o que foi essa procissão. "Considerado um dos maiores eventos barrocos produzidos no Brasil durante o período colonial, reconstituimos esse cortejo em 1993, quando completava 260 anos, e novamente em 2006 e 2011, quando celebrei o meu mandato como prefeito dos 300 anos de Vila Rica”, disse.
Releitura
Para realização da releitura, Flávio Malta, secretário Municipal de Cultura e Turismo, tratou de mobilizar entidades, grupos de tradição e artistas ouro-pretanos, tudo para garantir a qualidade da programação que envolve muitas atrações espalhadas por toda a cidade, com destaque para a reconstituição do cortejo histórico e artístico. O evento começa às 12h, com repique dos sinos das igrejas, e culmina às 18h com o cortejo pelas ruas da cidade.
Segundo o pároco e reitor da Matriz do Pilar, padre Adilson Luiz Umbelino Couto, além dos 290 anos do majestoso templo, erigido no local de uma antiga capela do início do século XVIII, a releitura que acontece agora, nos 312 anos de Ouro Preto, vai celebrar também os dez anos da elevação da igreja do Pilar ao status de ‘basílica menor’, título concedido pelo papa Bento XVI em 2012, momento que deixou de ser comemorado devido à pandemia.
Para atrair turistas
O coordenador geral do “Triunfo Barroco”, Gilson Antunes, da Holofote Cultural, empresa proponente do projeto, destaca que Ouro Preto é um dos mais importantes destinos turísticos brasileiros e tem sua reputação reforçada por uma rica programação de eventos que, ao longo do ano, atrai milhares de turistas, garantindo renda para a população. “O Triunfo Barroco envolve cultura, história, arte e religiosidade”, disse o produtor.
Para elaboração do projeto, a Holofote convidou o jornalista Victor Stutz, escritor, autor de livros e professor de arte. Ele explica que o "Triunfo Eucarístico", de 1733, foi um acontecimento registrado em livro, o que é raro: “Na concepção do projeto, buscamos apenas recuperar as cenas históricas com base na narrativa da época, e mais uma vez a população atuará como protagonista na trama”, disse. Para a encenação, as roupas, emprestadas pela Fundação Clóvis Salgado, foram criadas pelo cenógrafo, arquiteto e figurinista Raul Belém Machado (1942-2012), para o "Triunfo Eucarístico" de 1993.
Serviço
O que: "Triunfo Barroco"
Quando: dia 22/7 (sábado), a partir das 12h
Onde: Ouro Preto
Mais informações: Triunfo Barroco
Programação:
9h, 12h e 15h: Repique de sinos nas igrejas de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e basílica menor de Nossa Senhora do Pilar
15h: arautos convidando para o grande cortejo
16h: missa Solene na igreja de Nossa Senhora do Rosário, com apresentação da Orquestra Jovem de Ouro Preto e Coral Francisco Gomes da Rocha
18h: sinerata das igrejas históricas
18h: cortejo Comemorativo do Triunfo Eucarístico
20h: Te Deum e Coroação de Nossa Senhora do Pilar