TURISMO

Viajar de bike em Portugal é um luxo só

Cicloturismo tem opção para quem procura novas formas de conhecer lugares, sem abrir mão de serviços exclusivos

Por michele borges da costa
Publicado em 23 de janeiro de 2016 | 04:00
 
 
Experiência. O cicloturismo pode ser feito por qualquer pessoa que tenha disposição e vontade de conhecer profundamente um lugar Guilherme Cabral / Divulgação

Algarve, Portugal. O céu estava completamente azul no fim de novembro, quando nosso pequeno grupo partiu de Sagres com o objetivo e a disposição de conhecer o sul de Portugal pedalando. Para a maioria, era a primeira vez que uma viagem seria feita de bicicleta. E enquanto a rodovia era trocada por estradinhas abandonadas que levavam às pequenas vilas típicas da região do Algarve, as dúvidas e os medos comuns dos estreantes ainda pesavam na mochila. Será que tenho resistência? E se eu me perder? É seguro eu disputar espaço com carros e caminhões? No fim do primeiro trecho de 18 km, a vista deslumbrante do Miradouro da Cordoama, o piquenique gourmet, montado como se fosse uma recompensa, e a descoberta do que o corpo é capaz deram a certeza de que o cicloturismo é uma experiência incrível, que pode ser vivida por qualquer um.

E se existem muitas maneiras de fazer uma viagem de bicicleta, o “luxury on two wheels” (luxo em duas rodas) é a escolha para quem procura novas formas de explorar lugares, sem abrir mão de serviços exclusivos e de segurança. Na mala, só é preciso levar um par de tênis confortáveis e muita vontade de conhecer Portugal, percebendo suas cores e seus cheiros, sentindo o vento no rosto e vendo o mundo rodar debaixo dos pés. Pois é quando chega lá que o turista encontra a bicicleta, a estrutura e o roteiro certos para que ele tenha, em um mesmo pacote, as medidas exatas de aventura e conforto.

“O objetivo nessas viagens é que elas realmente sejam fora do comum, uma experiência premium em que tudo é pensado para que o turista só se preocupe em desfrutar”, afirma Ricardo González, que ao lado do chef André Martin, fundou, há cerca de dez anos, a Bike Tours Portugal, uma agência especializada em roteiros de luxo que exploram várias regiões do país em uma bicicleta.

Durante o dia, a ordem é pedalar, ficar atento à visão ilimitada e aproveitar a possibilidade de se misturar à paisagem, sabendo que à noite, o corpo vai se restabelecer com jantares em restaurantes requintados e no conforto dos hotéis 5 estrelas. Sem a intenção de ser uma disputa para ver quem chega primeiro ao destino e com a vantagem de ter por perto profissionais encarregados de realizar cada sonho, o cicloturismo de luxo é um convite para exercitar a capacidade de identificar pequenas felicidades nos detalhes. É também a chance de colecionar lembranças impossíveis de registrar pela câmera, como a superação da dor, a alegria de vencer uma ladeira que no começo parecia intransponível, o vento gelado na pele em uma descida libertadora ou a sensação única de que corpo e mente estão no mesmo lugar.

 

Como ir

Operadora: FVO Travel, (31) 2626-4000 ou www.fvo.travel
Quanto custa: A partir de € 3.330 por pessoa(tour guiado) e a partir de 2.190 (autoguiado)
O que inclui: 

• Café da manhã

• Acomodações de luxo em palácios e SPA Resorts

• Transferência de bagagem de hotel

• Almoços gourmet e jantares com vinho

• Guias especializados

• Atividades extra descritas no programa 

• Bicicleta e capacete

• Seguros 

• Veículo de suporte técnico completo

 

FOTO: Michele Borges da Costa
Suporte. Além dos sócios Ricardo Gonzáles e André Martins (ao centro), o tour de bicicleta conta com guias especializados

Viajante não precisa se preocupar com quase nada

Um dos grandes diferenciais do turismo de luxo em duas rodas é que o viajante não precisa se preocupar com quase nada. As malas estarão esperando no próximo hotel, as bicicletas terão manutenção enquanto o ciclista descansa, as paradas estratégicas serão abastecidas com comidinhas e bebidas e se alguém ficar cansado demais, ainda é possível pegar carona no carro de apoio.
 
No caso da Bike Tours Portugal, o trailer que acompanha os grupos, além de carregar as bikes, as ferramentas e as bagagens, ostenta uma cozinha totalmente equipada e Wi-Fi. 
 
Para que qualquer um possa participar dos passeios, a agência ainda tem equipamentos que permitem que crianças, mesmo pequenas, acompanhem os pais, como o reboque e o “follow-me”. Até quem, no meio do caminho, não quiser mais pedalar pode apelar para a bicicleta elétrica.