Convenção da Schultz

Wikitravel é nova ferramenta para promoção de destinos e auxílio aos viajantes

Banco de dados com fotos e vídeos 'royalty free' é focado em apoiar secretarias e representantes de turismo de países e cidades

Por O Tempo
Publicado em 18 de março de 2024 | 08:01
 
 
Aroldo Schultz, presidente das empresas Schultz e um dos idealizadores e fundador do Wikitravel, durante a Turistech Summita Foto: Schultz / Divulgação

Lançado durante o evento Turistech Summit, a plataforma WikiTravel utiliza a Inteligência Artificial (IA) para apoiar secretarias e representantes de turismo na promoção de seus destinos turísticos. O novo portal é uma das novidades a serem apresentadas durante a 16ª Convenção Schultz, evento da operadora homônima que acontece desta segunda (17) até quinta no resort Vila Galé Alagoas.

O portal de informações permite que órgãos de turismo insira fotos e vídeos em alta resolução, em royalty free, ou seja, com licenciamento gratuito. Ou seja, qualquer pessoa pode baixar o conteúdo sem autorização para promover o destino. “Sabemos que o mercado sente falta de ferramentas para promover os destinos, por isso criamos o Wikitravel”, destaca o presidente da Schultz.

Para complementar as informações, são feitas perguntas pré-formatadas para a IA. Por exemplo: qual é a história de Diamantina? A IA então consulta o banco de dados do Google e conta a história da cidade. Caso a história não esteja correta, o órgão de turismo pode corrigir a informação. “Temos que ter consciência de que a IA também erra”, afirma Schultz, um dos idealizadores do Wikitravel.

A nova ferramenta traduz as informações para 11 idiomas, também em audioguia. “Essa também é uma ferramenta para o consumidor e para o agente de viagens, além, claro, dos órgãos oficiais de turismo, que poderão saber quem baixou as fotos do destino ou leu as informações. O site também cria um roteiro de três dias no destino para o viajante”,.

O executivo da Schultz reforça que, além da integração da tecnologia, o setor vive os desafios da concorrência acirrada e personalização. Ele também destacou que o uso de Inteligência Artificial e chatbots, assim como a realidade aumentada e a realidade virtual, ao lado da sustentabilidade e da mobilidade e reserva em movimento, mais do que uma tendência, já é realidade no setor de turismo.

Para saber mais, acesse Wikitravel AI.