Exalar por horas a fragrância favorita e deixar um rastro agradável por onde passa é o desejo de qualquer amante de perfume. E alcançar esse objetivo é mais fácil do que parece, com algumas dicas práticas e eficientes. Combinando os cuidados certos, o aroma escolhido pode te acompanhar ao longo do dia.

O primeiro passo é escolher um perfume que combine com você. No mercado, existem nove classificações de fragrâncias predominantes, chamadas de famílias olfativas. São elas: cítrica, lavanda, aromático, floral, floriental, frutal, amadeirado, chypre e oriental. Além disso, os perfumes possuem cinco concentrações diferentes de essência, que influenciam tanto o aroma quanto a sua durabilidade.

  • Águas de colônia: duração média de até 4 horas;
  • Body splash: permanece por até 6 horas;
  • Desodorante colônia (eau de toilette): fixa o aroma por cerca de 8 horas;
  • Eau de parfum: dura aproximadamente 10 horas;
  • Parfum: maior durabilidade, até 12 horas.

Entender essas diferenças é essencial na hora de escolher a fragrância que melhor atende às suas necessidades. Clique aqui e confira como escolher o perfume perfeito.

Saiba como aplicar

Escolhido o perfume, chegou o momento de aplicar da forma correta. Algumas borrifadas em pontos estratégicos são suficientes para potencializar o aroma. “A fragrância é feita para se usar no corpo todo, com exceção de áreas mais sensíveis. Você pode aplicar onde você deseja, mas têm pontos-chave, onde nossa temperatura é um pouco mais alta e você pode sentir mais a explosão da fragrância enquanto se movimenta. Esses locais são: atrás da orelha, no pescoço, na área do tórax e nas dobras e cotovelo e punho”, ensina o perfumista César Veiga, que trabalha no grupo O Boticário há 28 anos.

Após borrifar a fragrância, espere o produto secar naturalmente. Não é recomendável friccionar a pele para espalhar o produto, pois isso pode alterar o aroma. Outra dica para intensificar o cheiro é utilizar loção corporal da mesma linha. Se não tiver creme hidratante da mesma fragrância, passe um sem cheiro. A hidratação da pele, inclusive, é fator predominante para fixar o cheiro do perfume. Por isso, a ingestão correta de água também ajuda a ficar sempre cheirosa. 

“É sempre interessante você fazer o ritual. Você tem o banho com o sabonete, uma hidratação pós-banho e o perfume. E quando você vai aplicar uma fragrância em cima, o ideal é que ela seja da mesma linha, porque vai formando camadas. Com isso, sua sensação de perfumação vai durar muito mais. Uma pele bem hidratada retém mais a fragrância que uma pele seca, porque a fragrância é um óleo diluído em álcool e precisa de aderência”, destaca o perfumista.

Também é indicado reaplicar o produto ao longo do dia. Mas lembre-se: é comum que você se acostume com o cheiro, mas ele ainda estará perceptível para os outros. Ao reaplicar, use uma quantidade menor para evitar excessos. Além disso, é preciso manter a qualidade original do perfume. O frasco deve ser guardado em local fresco e longe da luz solar direta, para que o cheiro não seja alterado - o perfume pode oxidar e perder as propriedades.

Com essas práticas simples, você pode prolongar o prazer de usar seu perfume favorito e espalhar sua assinatura olfativa por onde passar. 


Crédito: Maryviolet/ iStockphoto

Confira abaixo 22 curiosidades sobre o perfume

Como escolher uma fragrância?
A escolha é pessoal, pois o perfume deve transmitir a personalidade e estado de espírito de quem usa.  Para facilitar sua decisão, é interessante conhecer as características de cada fragrância. Neste link, você encontra um guia completo sobre os diferentes tipos de perfumes.

Quais regras de quando e qual a fragrância a ser usada?
Embora não existam regras rígidas para escolher um perfume para cada ocasião, bom senso é essencial. A escolha depende principalmente do seu gosto pessoal, mas algumas dicas podem ajudar. Geralmente fragrâncias mais frescas vão melhor durante o dia e tempo quente, enquanto as mais pesadas e sofisticadas combinam melhor com a noite e clima mais ameno. 

Por isso é muito importante escolher com cuidado o perfume e a dosagem certa a ser aplicada, dependendo sempre da estação do ano, período do dia, e do lugar onde vai estar. E lembre-se: é muito mais fácil aumentar ou renovar o perfume, do que retirá-lo se colocado em excesso.

Onde e como devo aplicar uma fragrância?
Perfume pode e deve ser usado no corpo todo, porém, o melhor é aplicá-lo em partes do corpo pouco expostas ao sol e regiões de grande circulação sanguínea, que ajuda a exalar o perfume. São elas: punhos, peito, atrás da orelha, entre os seios e atrás dos joelhos.

Onde guardar o perfume? E como transportá-lo?
Guarde sempre o frasco em local fresco e longe da luz solar direta, de preferência na embalagem original. O calor e luz são os principais inimigos do perfume. Para o transporte vale o mesmo, lembrando sempre de verificar se o frasco está bem fechado.

Passar fragrância e ficar no sol pode causar algum problema?Apesar dos produtos serem testados dermatologicamente, algumas pessoas podem ter reação de fotosensibilidade ao se exporem ao sol direto. Por isso, não é recomendável usar perfume para ir à praia, piscina ou tomar banho de sol.

Quais os cuidados devemos ter para que a fragrância não manche a roupa?
Perfume é para utilizar no corpo e não na roupa. Aplicar perfume diretamente na roupa pode causar manchas devido as diferentes composições dos tecidos

Pode passar perfume da lingerie?
O recomendado é o uso de saches próprios para esta finalidade. No entanto, pode-se embeber um chumaço de algodão com o perfume preferido, esperar secar e guardá-lo no meio das roupas.

Como as fragrâncias de verão são mais leves, alguns sem álcool, precisamos reaplicá-lo mais vezes?
Todo perfume deve ser reaplicado durante o dia devido à característica volátil de suas notas .

As colônias não causam alergia, por serem mais leves?
Alergia é uma reação do indivíduo a um agente agressor, se a pessoa tem predisposição poderá desenvolver alergia a qualquer produto perfumado.

Deixar uma fragrância na geladeira e usá-lo gelado aumenta a sensação de refrescância?
Não, a refrescância de uma fragrância vem de suas notas olfativas e do álcool de sua composição. Deixar um perfume na geladeira pode contaminar os alimentos.

Por que a gente sente o cheiro nas outras pessoas e não sente na gente?
Devido ao fenômeno fisiológico natural denominado acomodação olfativa. Isso acontece quando o olfato se acostuma a uma determinada fragrância e você começa a senti-lá com menor intensidade ou até a não senti-lá. Para voltar a sentir sua fragrância favorita, o indicado é deixar de utilizá-la por algum tempo, substituindo-a por outra pelo período de pelo menos 40 dias.

Por que uma fragrância tem cheiro diferente quando se experimenta na loja?
Na loja geralmente sentimos apenas as notas iniciais do perfume e não todo seu bouquet, que se revela aos poucos durante o uso. Além disso, fatores externos, como outros cheiros e temperatura, podem influenciar.

Como é composto um produto?
Perfume é composto de essência oleosa diluído em um veículo, geralmente o álcool ou água. A essência é uma mistura de matérias-primas naturais, sintéticas e artificiais.

O que é fixador?
Não existe um produto químico chamado fixador. Uma fragrância é a mistura de várias matérias-primas, como folhas, flores, madeiras, raízes, frutas e químicos sintéticos, cada uma com um cheiro mais ou menos volátil. Por exemplo, o limão, a hortelã e outros se evaporam rapidamente. Já as flores levam algum tempo, e as madeiras, raízes ou resinas demoram algumas horas para desaparecem. Sendo assim, os produtos com evaporação mais lenta (resinas, madeiras, incenso, baunilha) terão maior fixação, permanecendo mais tempo na pele. Quanto maior a harmonia entre as notas, maior o tempo de permanência da fragrância sobre a pele.

Qual a diferença das nomenclaturas em perfumaria? Qual a concentração de essência? O que influencia na sua fixação?

  • Parfum – de 25% a 40%
  • Eau de parfum-  de 18% a 25%
  • Eau de toilette ou desodorante colônia - de 5% a 18%
  • Body Splash - de 3% a 7%
  • Água de colônia - de 2% a 4%

A concentração da fragrância, isto é, a proporção da essência em líquidos diluidores, torna o produto mais ou menos forte e lhe confere diferentes tempo de duração na pele.

Mas fixação não é sinônimo de qualidade. Existem fragrâncias maravilhosas que não são muito duradouros e fragrâncias de longa duração pouco agradáveis. E não se esqueça de que outra pessoa tem uma percepção do seu cheiro muito mais intensa e sensível do que você mesmo, devido à acomodação olfativa

A fragrância pode cheirar diferente em outra pessoa?
Cada pessoa tem o próprio cheiro pessoal devido à dieta, habito de fumar ou beber, uso de medicamentos, tipo de pele e transpiração, e tudo isso explica por que o mesmo produto pode cheirar diferente em 2 pessoas.

Por que não posso usar diferentes fragrâncias ao mesmo tempo?
Perfumistas não recomendam a mistura de perfumes, uma vez que cada um foi criado paa exalar um cheiro próprio. A mistura de vários cheiros ao mesmo tempo pode ser uma combinação desastrosa. Contudo, cada pessoa tem a liberdade de fazer as misturas que deseja, conforme o gosto pessoal.

Perfume influencia no humor das pessoas?
Sim, estudos comprovam que o olfato está relacionado com a emoção.

Existem fragrâncias eróticas?
Não exatamente, mas todo mundo sabe que uma pessoa bem perfumada fica mais atraente. Os feromônios são substâncias químicas que os animais exalam para atrair o sexo oposto. Porém, seu cheiro não serve para fazer perfume. Por enquanto isso é especulação de mercado.

Por que perfume é tão caro?
O frasco, embalagem, concentração de fragrância e qualidade influenciam no preço do produto.

Qual o tempo de validade de uma fragrância?
O prazo está impresso na embalagem, mas geralmente varia de 2 a 3 anos se o produto for guardado adequadamente.

Com o passar do tempo o produto modifica suas características?Sim uma fragrância envelhece e oxida, principalmente quando exposto à temperatura altas, oxigênio e luz direta.