Recentemente, a influenciadora Gabi Brant compartilhou com os seus seguidores uma rotina de banho e cuidados com a pele com o objetivo de ficar cheirosa por bastante tempo ao longo de um dia. O ritual de dez passos consiste, basicamente, em combinar camadas de produtos diferentes para o corpo e cabelo, com aromas marcantes, sem necessariamente combiná-los entre si ou que tenham o mesmo perfume em comum.
O truque ensinado pela jovem no TikTok somava 280 mil curtidas e quase 130 mil comentários até o fechamento desta reportagem. Agora, imagine fazer esse mesmo passo a passo usando fragrâncias gourmand, aqueles produtos com cheiros, geralmente, bem docinhos – alguns, inclusive, bem enjoativos, diga-se de passagem.
No que depender dos lançamentos da beleza das marcas brasileiras, a tendência gourmand é a aposta certeira para quem acredita que os melhores cheiros são aqueles ligados à comida. “Quando ouvimos falar de ‘notas comestíveis’ em fragrâncias, especialmente em cosméticos e perfumes, isso se refere a notas que imitam o cheiro de alimentos e bebidas que são consumidos. Ingredientes que lembram sobremesas e guloseimas, como baunilha, caramelo, chocolate, mel e confeitos. Essas notas são frequentemente usadas em fragrâncias gourmand para criar um perfil aromático que é agradável”, exemplifica Stephanie Toniette, gerente de inovação de corpo e banho da Eudora, que investe em produtos da tendência gourmand.
Harmonia
Ela ainda explica que a composição dessas fragrâncias é um processo complexo e criativo, que envolve a combinação de vários elementos. “Perfumistas e químicos desenvolvem fórmulas que mesclam diferentes notas para criar um perfil de fragrância gourmand harmonioso. Isso envolve a escolha de proporções adequadas de cada ingrediente para garantir que as notas se misturem bem e evoluam de forma atraente ao longo do tempo”.
É por isso que as novas versões dos cosméticos lançados geralmente passam longe dos aromas carregados de açúcar e trazem mais leveza. Esse foi o ponto de partida para o lançamento da nova linha da Eudora em parceria com a renomada confeiteira Beca Milano. Seus doces mais icônicos – bombom de avelã, tartelete de limão e macaron de framboesa – serviram de inspiração para a criação de uma linha com nove produtos, com a intenção de se proporcionar o autocuidado em um momento também apetitoso.
Segundo a marca, o bombom de avelã é ideal para os amantes de fragrâncias mais intensas e doces; já a segunda evoca notas cítricas e frescas por se tratar de uma tartelete de limão-siciliano; e o macaron de framboesa, aroma que aguça a alegria e a sensação de alívio, possui um equilíbrio entre o adocicado e o refrescante. “Os ingredientes e as combinações devem ser estáveis ao longo do tempo, garantindo que a fragrância não se degrade ou altere seu aroma de forma indesejada. A fórmula também é testada e ajustada para garantir que a fragrância se mantenha agradável durante o uso e que se comporte bem nas diferentes condições em que o produto será aplicado”, explica.
O retorno forte dessa tendência nos cosméticos pode ser atribuído a vários fatores. Para Stephanie Toniette, essa experiência sensorial é justificada por ser altamente satisfatória e reconfortante. “As fragrâncias gourmand, muitas vezes, trazem lembranças de momentos agradáveis, como comer um doce favorito ou desfrutar de uma refeição especial. Além disso, o mercado de cosméticos está vendo um crescimento na demanda por produtos premium e luxuosos. Fragrâncias gourmand, com suas notas ricas e sofisticadas, se encaixam bem nesse segmento”, acredita.
Outro fator é a preferência da geração Z (pessoas nascidas entre 1995 e 2010). Para esse público, as fragrâncias gourmand têm ganhado cada vez mais relevância. Basta uma rápida conferência com a hashtag #PerfumeTok no TikTok, em que jovens compartilham as suas descobertas – geralmente, com aromas de frutas – e que somam mais de 3,9 bilhões de visualizações.
Outro exemplo dessa tendência foi um lançamento de O Boticário. Em maio, duas fragrâncias de edição limitada de melancia esgotaram-se em 57 horas. Recentemente, a empresa relançou os produtos com novidades, aumentando o portfólio. Toda a linha é produzida com extrato da própria fruta. Outra linha já lançada, batizada de “Feira”, trouxe produtos de banho, skincare, cuidados capilares e maquiagem com cheiro de banana, coco, maracujá, tangerina, maçã-verde, entre outras.
Aromas incluem ervilha, tomate, beterraba e cenoura
A expert em beleza Carla Sinonio, responsável pelo perfil @tremchiqueskin no Instagram, aprova a tendência e sempre compartilha novidades em suas rotinas de cuidados com a pele. “Fragrâncias gourmand despertam sensações muito gostosas. A gente só encontrava essa tendência na perfumaria e em produtos corporais que vinham com fragrâncias que aguçavam o nosso paladar e nos lembravam os ingredientes utilizados na culinária, como baunilha, caramelo, chocolate… O mercado cresceu muito, agora você encontra maquiagem, skincare, produtos para o cabelo com fragrâncias tão gostosas que dá vontade de comer”, conta.
Não só as frutas, mais comuns de serem destacadas quando sentimos as “notas comestíveis”, mas sobremesas, doces e até legumes entram como inspiração para a criação das novas fragrâncias, mostrando a versatilidade dos alimentos na perfumaria.
Coleção
O Boticário, por sua vez, lançou, em 2024, a Privée La Collection aux Légumes, uma linha de edição limitada que explora os vegetais como ingredientes protagonistas na formulação dos produtos: ervilha, tomate, beterraba e cenoura.
“Pensar em fragrâncias com legumes foi desafiador, pois envolveu reinterpretar cheiros já conhecidos pelo consumidor em propostas olfativas atraentes. A inspiração nos ingredientes reais é o fator essencial para tornar a fragrância mais autêntica, mas o desafio maior foi encontrar uma combinação harmoniosa de notas que resultem em uma fragrância que proporcione uma experiência olfativa única”, destaca Diego Costa, diretor-executivo de perfumaria e presentes do Grupo Boticário.