Quem acompanha a novela Vale Tudo, da TV Globo, sabe que a Aldeíde, personagem vivida por Karine Teles, é fã de looks monocromáticos, compostos por peças, acessórios e até sapatos da mesma cor. Apesar de parecer uma simples combinação, usar roupas no mesmo tom divide opiniões e há quem ache que a composição é brega. Entretanto, especialistas garantem que dá pra ter estilo, desde que a montagem seja feita da maneira correta.

Aline Leal, consultora de imagem em Belo Horizonte, defende que apenas a cor não vai definir se o look está bem montado ou não, mas é necessário ficar atento a alguns detalhes para não errar na composição:

"Para deixar o monocromático mais estiloso, vale apostar em cores alegres, misturar texturas diferentes e caprichar nos acessórios. Já para evitar que o look fique caricato ou brega, não repita a cor da roupa na maquiagem, no calçado e acessórios. Um pouco de contraste, cai bem”, explica a especialista.

Um look para ser monocromático tem que ter uma cor como base, mas não precisa ser montado apenas com o mesmo tom. A variação também pode ajudar a manter o look estiloso, por exemplo, usar uma blusa azul bebê e uma calça azul marinho.

“Looks monocromáticos trabalham com uma única cor, o que tende a favorecer a sofisticação, menos interferência visual, ausência de exageros”, afirma Aline Leal.

Posso usar em toda ocasião?

No início da novela, Aldeíde incomodava o chefe, Marco Aurélio (Alexandre Nero), por usar as roupas monocromáticas no trabalho. A personagem apostava em looks na cor rosa pink para trabalhar em um escritório. A consultora de imagem defende que essas produções são para toda ocasião, mas que apostar em tons mais sóbrios no ambiente de trabalho é um grande acerto.

“Todo dia é dia para apostar no monocromático. Versátil e atemporal, esse estilo se adapta com facilidade a diferentes contextos, desde os mais formais até os mais descontraídos. Por ser tão coringa, o look monocromático é a escolha perfeita para aqueles dias em que acordamos sem tempo ou inspiração para coordenar as peças. Para ambientes formais, recomendo investir em cores neutras, como off-white, tons terrosos, marinho, branco, preto e cinza”, explica Aline Leal.

Entender a mensagem que a cor que você está usando transmite também é importante antes de montar o look:

“Cores vibrantes, como o pink da Aldeíde, transmitem uma mensagem criativa, ousada e chamativa, o que não é apropriado para ambientes corporativos formais. Além disso, estender a mesma cor da roupa para a maquiagem e acessórios, potencializa a sensação de exagero, dando a impressão de que a pessoa está fantasiada”, afirma a especialista.

Veja dicas para não errar na hora de montar o look monocromático:

  • Evite exagerar na repetição da cor. Maquiagem, acessórios, bolsa e sapato da mesma cor da roupa, deixam o visual carregado demais.
  • Tenha cautela ao usar cores muito vibrantes em ambientes formais, pois elas podem destoar do contexto e transformar você no ponto focal da atenção, muitas vezes de forma indesejada.
    O all jeans

O mono jeans

Uma tendência de 2025, que é resgatada dos anos 90 e 2000, é a dos looks All Jeans ou Mono Jeans. Esses looks são clássicos, não saem de moda e tem despertado o interesse de consumidores.

Aline Leal também separou dicas para usar o mono jeans da melhor maneira para cada ocasião:

  • Cores idênticas, cortes clássicos e peças sem detalhes ou desgastes, criam uma imagem mais sofisticada e minimalista.
  • Modelagens oversized e mais estruturadas dão ao look um ar mais urbano e descolado.
  • Lavagens contrastantes e peças com detalhes (recortes, puídos, costuras aparentes) reforçam uma estética criativa e moderna.
  • Para um toque fashionista, peças statement são ótimas escolhas: jeans colorido, com brilho, volume ou acabamento metalizado.

Looks monocromáticos bem montados:

Looks monocromáticos mal montados: