Divinópolis, cidade do Centro-Oeste mineiro, é um dos polos da moda nacional, com cerca de 3 mil empresas de vestuário feminino e masculino. Com o intuito de fomentar as vendas e gerar visibilidade para todo o país, o município recebe até o próximo sábado, 9 de agosto, a Semana da Moda 2025.
O evento acontece pela terceira vez e é realizado em parceria com o Sebrae, Prefeitura de Divinópolis, Sindicato da Indústria do Vestuário de Divinópolis (Sinvesd), Senai, Cefet MG e Senac, e celebra o trabalho local e as criações autorais das marcas mineiras.
A rodada de negócios desta quarta-feira (6) foi iniciada com um desfile que apresentou a coleção local para o verão 2026. A expectativa das marcas que participam do evento é de aumentar as vendas e captar novos clientes, principalmente em Minas Gerais.
“São clientes que não conheciam Divinópolis e que vieram conhecer a nossa moda, que é muito bonita, com peças selecionadas e de qualidade”, afirma Daniela Bicalho, proprietária da marca de moda feminina Sabrina Neves. A empresa vende para lojistas de estados como João Pessoa, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte.
Kelly Cristina Cardoso, outra empresária da cidade e proprietária da marca Adereço, participa do evento pela primeira vez e enxerga a oportunidade como uma chance de resgatar a importância de Divinópolis no cenário da moda nacional, em meio à concorrência com a moda popular de São Paulo e das lojas internacionais da China.
“Eu comecei trabalhando em outra loja e decidi montar meu próprio negócio. Então a gente está aqui construindo moda todos os dias. Divinópolis está no mercado da moda há quase 40 anos e a gente está aqui tentando resgatar clientes”, afirma.
Predomínio da Classe C
Em maio, empresários das marcas participantes participaram de mentorias e consultorias especializadas em finanças e precificação, tendências e consumidor e desenvolvimento de produto. As empresas ainda receberão consultorias em digitalização e vendas, com foco em presença on-line, canais digitais de comercialização, conversão e fidelização de clientes.
Um estudo do Sebrae Minas apontou que a moda produzida em Divinópolis é consumida por todas as classes sociais, mas com predomínio da classe C. O diagnóstico aponta que o perfil do consumidor busca por qualidade, conceito e marca, tendo o preço como um limite.
Divinópolis, localizada a 120km de distância de Belo Horizonte, tem uma população de aproximadamente 242 mil habitantes, segundo o IBGE. O setor da confecção de roupas tem um faturamento anual de R$ 614 milhões, de acordo com o Instituto de Estudos e Marketing Industrial (Imei) (2021).
A Semana da Moda 2025 termina no próximo sábado, e o encerramento do evento será aberto ao público na Praça do Santuário, com circuito gastronômico, desfile e show de André Frateschi e da Banda RPM.
*A repórter viajou a Divinópolis a convite do Sebrae Minas