Com foco em um mercado ainda pouco explorado no mundo da moda, a 31ª edição do Minas Trend entra em seu terceiro e último dia, nesta quinta-feira (18), apostando no público infanto-juvenil. Esta é a primeira vez na história do evento, por exemplo, que todos os desfiles são de marcas voltadas para crianças e adolescentes. Nesta quinta-feira, entraram na passarela meninos e meninas usando modelos da carioca Reserva Mini, da catarinense Authoria e I Am Authoria e da mineira Mio Bebê com modelos primavera-verão de 2025.
Gerente de projetos de negócios da Fiemg, entidade por trás da organização do Minas Trend, Franciely Martins afirma que a escolha por esse caminho segue uma tendência mercadológica. “Este é o setor que mais cresce no Brasil, com grande potencial de demanda. Ao mesmo tempo, não é um setor que tem grandes eventos para os negócios no Brasil”, analisa. Ela destaca, inclusive, que há possibilidade de haver um evento à parte para esse público nas próximas edições.
Presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Minas Gerais, Rogério Vasconcelos aponta que a aposta no segmento infantil começou a ser gestada no ano passado. “Era um bebê que nasceu e começou a crescer”, brinca. “A gente já trabalha há 31 edições com o segmento adulto, e o vestuário é uma cadeia muito ampla, como moda festa, casual, infantil, com públicos diferentes. Nós entendemos que cada um deve ser tratado com um diferencial”, indica.
Além das já citadas, também desfilaram ao longo do Minas Trend as marcas Garotada, Maria Lua Calçados, Momi, Tribo da Preservação e Bibe na terça-feira (16), primeiro dia do evento. Também subiram na passarela as marcas infanto-juvenis Gabriela Aquarela, Pinkx, Digi, Amoreco e Piskuila, na quarta (17) pela manhã, e, pela tarde, as grifes Nike, Levi’s, Jordan, Hurley, Converse, Youccie, Oliver, Luluzinha, Mylu, Precoce e Anime.
Ao todo, participam no Trend Kids - Baby e Teens 28 marcas expositoras no Salão de Negócios, das quais a maioria é mineira. Nessa sessão, há exposição de roupas de festas infantis, malharia, casuais, além de calçados e bolsas. Cerca de 70 modelos, entre crianças e adolescentes, desfilaram no evento.
Minas Trend reúne 120 marcas
Ao longo dos três dias de evento, 120 marcas, das quais 50 são estreantes, expuseram seus modelos de diferentes segmentos da moda, como vestuário, joias e bijuterias, bolsas e calçados, lingerie, sleepwear (roupas para dormir) e moda praia. “O evento foi muito positivo. Estamos com ótimas perspectivas em termos de negócio e de público. O fechamento é o melhor possível”, diz Franciely.
A designer de estampas Amanda Aguiar Tavares conta que o setor que mais gosta do Minas Trend é o de joias e bijuterias. “Amo acessórios e sou apaixonada por coisas diferentes. Aqui no Minas Trend estou vendo muitas peças que estão enchendo os meus olhos”, conta ela, que não perde uma edição do evento. “O setor de acessórios é o que mais me inspira, porque vejo muitas cores e muitos materiais diferentes”, diz.
Dentre os destaques do Minas Trend, a gerente de projetos de negócios da Fiemg, Franciely Martins, destaca ainda um coletivo que reuniu 11 grifes autorais mineiras, presentes no salão de negócios. “O grande papel institucional do Minas Trend é impulsionar a indústria da moda. Por isso, buscamos 11 marcas autorais que trabalham a sustentabilidade, que é uma forte característica do Estado”, afirma.