Madeixas em alta

Veja as tendências de corte e cor de cabelo para o outono de 2024

Especialistas apontam as principais tendências para a estação

Por Laura Maria
Publicado em 08 de abril de 2024 | 06:00
 
 
 
normal

Cabelos curtinhos e texturizados, tingidos de tons avermelhados ou terrosos. Esse é o resumo básico das tendências para as madeixas do outono de 2024, que deve registrar temperaturas acima da média. Esse estilo para os fios deve permanecer também ao longo do inverno. Dentre os cortes em alta para as duas estações, estão o pixie cut (também conhecido por joãozinho), o french bob, com fios na altura da boca ou do queixo acompanhado de uma franja estilizada, e o butterfly cut (corte em camadas que valoriza fios soltos e esvoaçantes).

O hair stylist Carlos Rodart conta que há uma tendência natural para esse tipo de corte nesta época do ano. “Quando pensamos em outono e inverno, já sabemos que são estações mais frias e secas. Então, acredito que cortes com comprimento curtos e as franjas serão uma febre nessa estação”, diz Rodart. Especialista em coloração e corte, Regina Coeli, à frente do salão de mesmo nome, aposta que a “maior tendência é o corte french bob.” “É um cabelo mais curto com franja acima da sobrancelha, inspirado nas celebridades francesas dos anos 20. Também tem o bob médio, versão mais curta do long bob, e o pixie”, indica.

Visagista e cabeleireiro, Denison Mathias faz apostas semelhantes. “A tendência de corte serão cortes mais curtos. Desta vez, porém, virão mais repicados, como o french bob. Como é um chanel curto e super versátil, cai bem para quase todo tipo de cabelo”, comenta Mathias. Ele ainda indica o contour bob (corte repicado na altura no ombro) e o butterfly cut, para “as amantes do cabelo longo, porque apresenta um repicado do topo do cabelo ou da altura da franja e muito movimento para o cabelo.”

Já para as cacheadas, a tendência são os cortes dos anos 90, conforme indica Helen Castro, à frente Tuty Hair, estúdio especializado em cabelos com curvatura. “Ultimamente, tenho recebido muitas clientes trazendo fotos de Julia Roberts, Mariah Carey e Sarah Jessica Parker com cabelos cacheados, volumosos e esvoaçantes em uma época que a progressiva e a chapinha não tinha dominado o mundo da beleza”, salienta.

Cores cálidas e acobreadas

Quanto às cores, tanto as cálidas quanto as quentes virão com força. “Para 2024, temos uma tendência nos tons de loiro mel, caramelo e acobreado e um ruivo mais fechado. Também se destacam os tons mais naturais, como marrom, chocolate, amêndoa, avelã e tons terrosos”, aponta. Já Mathias aposta na cor do ano definida pela Pantone, a Peach Fuzz. “É um tom de pêssego, que atrela a toda uma cartela de cores. Portanto, cores bem quentes, como acobreados, dourados e ruivos alaranjados estão com tudo”, expõe.

“Neste ano, voltamos com uma cor que já foi tendência nos anos 2000, e agora está vindo com tudo, que são os tons avermelhados e acobreados, popularmente chamado de Cherry cola. E para as amantes de cabelos loiros, seguimos com uma proposta em uma cartela de cores quentes, como o mel, vanila e caramelo”, diagnostica Rodart. 

Segundo Helen, com as técnicas de mudança de cor sem a utilização de descolorante, as crespas e cacheadas estão perdendo o medo de clarear seus fios. “O risco dos cachos esticarem no processo é menor, e, com isso, tons mais claros estarão em alta, como os marrons, mel e tons dourados. Os tons avermelhados também estão em alta”, registra.

Quero mudar! Por onde começar?

Mudar as madeixas nem sempre é fácil. Por isso, segundo os especialistas ouvidos pela reportagem, o melhor caminho é sempre procurar por um profissional. “A principal dica é buscar um visagista e fazer teste de temperamentos, para descobrir se o estilo do cliente é fleumático, sanguíneo, colérico ou melancólico”, elabora Mathias.

Segundo Regina, o ideal é buscar um profissional especialista em coloração e corte. “Ele fará uma análise de tons e corte apropriados com o tom da pele e formato de rosto”, ressalta.

Helen destaca ainda que o ideal é buscar um especialista que se preocupe em fazer testes de mechas, por exemplo. “Com isso, ele vai saber se o seu cabelo aguenta a química a ser realizada. Também dê preferência a tons que não necessitem descolorir os fios para que se preserve sua integridade e saúde”, destaca a proprietária do Tuty Hair.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!