Buscas no Google pela Black Friday estão 24% maiores em 2023

 
Intenção de compra

Buscas no Google pela Black Friday estão 24% maiores em 2023

Otimismo do consumidor deve ter impacto nas vendas deste ano; veja os itens mais buscados

 
 
 
normal

Dados de uma pesquisa apresentada durante o evento Google Black Friday 23, nesta quinta-feira, 28 de setembro, apontam que as buscas por Black Friday aumentaram 24% em 2023 em relação ao ano passado. O estudo ouviu mais de 1.800 brasileiros conectados das classes A, B e C em todo o Brasil em julho de 2023, e concluiu que duas em cada três pessoas no país pretendem comprar produtos na temporada promocional de novembro.

Segundo Gleidys Salvanha, diretora de negócios para o varejo do Google, o consumidor está mais experiente, mais confiante e em um contexto favorável - o que ajuda a explicar otimismo em relação à Black Friday 2023. 

Gleidys Salvanha (Google/Divulgação)
Gleidys Salvanha (Google/Divulgação)

Roupas e acessórios, calçados, eletrodomésticos, celulares e itens de vestuário esportivos são as cinco categorias com maior intenção de compra dos brasileiros na Black Friday deste ano.

As categorias que mais cresceram no curto prazo, no entanto, não são as mais tradicionais da temporada de descontos. Alimentos, perfumes e cosméticos, games, produtos do setor automotivo e livros estão nas cinco primeiras posições desse ranking.- o que indica que os varejistas precisarão diversificar estratégias para atender às demandas do consumidor.

Nesse processo, o Google tem utilizado recursos de inteligência artificial para desenvolver ferramentas e ajudar na conexão entre as empresas e as jornadas de seus potenciais consumidores. Neste ano, o desafio é conectar compradores aos produtos que melhor se encaixam em sua intenção de compra.

Antecedência

Mesmo faltando pouco menos de dois meses para a data, a depender do produto desejado, o consumidor já começou a pesquisar. Em média, 6 em cada 10 pessoas que declaram querer comprar TVs, equipamentos de áudio e vídeo, eletrodomésticos e celulares na Black Friday começaram a buscar informações sobre o produto com um mês ou mais de antecedência.

Anotações de frete

Durante o evento, o Google anunciou o lançamento do recurso “Anotações de Frete” no Brasil. A partir de outubro deste ano, os lojistas poderão adicionar uma espécie de etiqueta aos produtos exibidos por meio de busca no Google Shopping. Essa marcação vai permitir visualizar de forma simples e clara as opções de frete, entrega e devolução de um produto.

No caminho até a compra, preço e frete grátis (ou barato) estão entre os fatores mais importantes para a decisão final do consumidor. Qualidade do produto e confiabilidade da loja também aparecem no topo da lista de critérios para a realização de uma compra.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!