Nos estados considerados decisivos para o resultado das eleições nos EUA, as pesquisas têm seguido o cenário nacional, apresentando margens apertadas e uma busca acirrada, voto a voto, na disputa entre Donald Trump e Kamala Harris. Os resultados gerais de um levantamento feito pelo TIPP, e divulgado nesta segunda-feira (4), mostram um empate, com ambos candidatos somando 48% das intenções. 

A tendência se mantém em estados como Pensilvânia, Michigan, Wisconsin e Minnesota, por exemplo, apontando diferenças estreitas entre Trump e Harris. O agregador de pesquisas do site FiveThirtyEight mostra, um dia antes do chamado ‘Election Day’, que a eleição pode levar a uma recondução de Trump à cadeira de presidente da maior economia do mundo. 

Nos votos dos colégios eleitorais, decisivos para a eleição, no entanto, o republicano soma o apoio de 275 delegados, contra 263 favoráveis à vitória de Kamala. Mas como estão as projeções em cada estado decisivo? Veja as probabilidades apresentadas pelo FiveThirtyEight. 

Pensilvânia 

Em 2020, Joe Biden teve a vitória sobre Trump confirmada após consolidar a vitória na Pensilvânia. Desde 2008, todos os candidatos que venceram no estado acabaram chegando à Casa Branca. Neste ano, as pesquisas indicam empate no estado: Trump 47,9% x Harris 47,8%. 

Minnesota 

Estado que historicamente vota com os democratas, Minnesota é uma região considerada como ‘voto indefinido’ em função do aumento da influência dos republicanos nos últimos anos. No pleito deste ano, a tendência indicada nas pesquisas é de manutenção da tradição democrata no estado. Kamala Harris contabiliza 50,1%, enquanto Donald Trump aparece com 44,2%.

Michigan 

Assim como na Pensilvânia, Biden também venceu em Michigan em 2020, contra Trump. E neste ano, a tendência, pelo menos de acordo com o FiveThirtyEight, é de novo triunfo democrata. Kamala tem 48% dos votos contra 47% do ex-presidente. 

Wisconsin

Outro estado decisivo para a vitória de Biden em 2020 foi Wisconsin, onde o atual presidente derrotou Trump com 49,4% dos votos. Para as eleições deste ano, as pesquisas mostram cenário novamente favorável à candidatura democrata. Kamala Harris soma, até o momento, 48,3% das intenções. Trump, por sua vez, alcança os 47,3%. 

Geórgia

Estado que deu vitória a Joe Biden em 2020, a Geórgia, em 2024, tem direcionado a um triunfo do ex-presidente Donald Trump que aparece nas pesquisas com 48,3%. Kamala Harris, por sua vez, soma 47,3%.  

Arizona 

Após 20 anos, Biden foi o primeiro democrata a vencer no Arizona, quando derrotou Trump em 2020. Mas, neste ano, as sondagens indicam para uma retomada dos republicanos no estado. As pesquisas mostram Trump com 48,9% contra os 46,7% de Harris. 

Carolina do Norte 

Estado que tradicionalmente vota com os republicanos, a eleição na Carolina do Norte foi vencida por Donald Trump em 2020 e, seguindo as tendências apresentadas nas pesquisas, o ex-presidente pode ter novo triunfo na região. Os números mostram Trump com 48,3%, frente aos 47,3% de Kamala Harris.