WEB MILAGRE

Entenda a polêmica sobre o 'santo da internet' e o corpo incorrupto

Corpo de Carlo Acuti, o "padroeiro da internet", foi preservado com roupas informais, tornando-o o "beato de tênis e calça jeans"; papa acaba de reconhecer seu segundo milagre

Por O TEMPO
Publicado em 25 de maio de 2024 | 16:21
 
 
 

Nesta semana, o papa Francisco reconheceu um segundo milagre atribuído à intercessão do beato Carlo Acutis, jovem de 15 anos que acabou ficando conhecido como "padroeiro da internet", pois usava as redes sociais para evangelizar e tinha conhecimentos de ciências da computação. O reconhecimento abre o caminho para a sua canonização, ainda em data a ser definida. O milagre, no entanto, não foi detalhado pelo Vaticano

O reconhecimento aconteceu na manhã da última quinta-feira (23 de maio), quando o pontífice recebeu em audiência o prefeito do Dicastério das Causas dos Santos, cardeal Marcello Semeraro. A data da canonização do jovem - bem como de outros beatos e mártires - será conhecida no consistório convocado pelo Santo Padre, em dia também a ser definido.

Fiel leigo, Acutis nasceu em 3 de maio de 1991 em Londres, na Inglaterra. Ele mudou-se com os pais para a Itália durante a infância, quando se aproximou do catolicismo. Morreu de leucemia em 12 de outubro de 2006, aos 15 anos, em Monza, na Itália. Seu corpo foi preservado com roupas informais, e fica exposto na Igreja de Santa Maria Maior, em Assis, na Itália. Por isso, é chamado como o "primeiro beato de tênis e calça jeans".

"Carlo será proclamado Santo", afirma, em nota, dom Domenico Sorrentino, bispo de Assis, na Itália. "Passando assim do culto local, por sua condição de beato, ao culto universal que caracteriza os santos canonizados. A Igreja de Assis está em festa. Louvado seja o Senhor, que faz grandes coisas para impulsionar o nosso entusiasmo na coerência cristã e no anúncio do Evangelho", disse ele, também agradecendo ao papa Francisco por favorecer a obra de Deus.

O corpo de Carlo é "incorrupto"?

Após o anúncio do reconhecimento do 2º milagre do beato, voltaram a circular nas redes sociais informações indicando que o corpo de Carlo Acutis seria "incorrupto", nome dado ao fenômeno de quando todo o corpo ou parte dele se mantém preservado após a morte. Entretanto, ainda em 2020 a Diocese de Assis, cidade onde o beato fica exposto, esclareceu que, na verdade, houve uma "reconstrução" do corpo do garoto. 

"Quando foi exumado no cemitério de Assis, o que se realizou a 23 de janeiro de 2019 com vista à sua transferência para o Santuário - explica Dom Sorrentino - encontrava-se no estado normal de transformação, típico da condição cadavérica. No entanto, como os anos de sepultamento não foram muitos, o corpo, embora transformado, mas com as várias partes ainda na sua constituição anatômica, foi tratado com aquelas técnicas de conservação e integração habitualmente praticadas para expor com dignidade os corpos dos fiéis à veneração dos beatos e santos. Uma operação feita com arte e amor. A reconstrução do rosto com máscara de silicone foi particularmente bem-sucedida. Com um tratamento específico foi possível recuperar a preciosa relíquia do coração que será aproveitada no dia da beatificação", disse a autoridade católica da região na época. 

Também na Itália outra santidade da igreja católica está, esta sim, "incorrupta". Na cidade de Cássia, seguem expostos os restos mortais de Santa Rita de Cássia, que faleceu em 1457. Após 567 anos, apenas parte do rosto da santa foi reparado com cera. Para além da preservação incomum, pessoas relatam sentir cheiro de rosas no túmulo. Cássia está ligada à flor, depois que uma delas nasceu no lugar onde ela fazia suas orações. 

No catolicismo, um corpo considerado incorrupto após a morte é frequentemente visto como um sinal de santidade. O direito canônico permite a inspeção do corpo para que as relíquias sejam enviadas a Roma, onde devem ser seladas com cera antes de o corpo ser recolocado após a inspeção.

Já de acordo com a ciência, as condições de preservação de um corpo podem influenciar sua incorruptibilidade. Fatores como baixas temperaturas e a ausência de oxigênio nos caixões são algumas das características que ajudam na conservação do corpo, mesmo sem embalsamamento ou outra forma de mumificação.

Ligação do "influencer de Deus" com o Brasil

Ainda de acordo com o Vatican News, a festa de Acutis é celebrada no mesmo dia de Nossa Senhora Aparecida. Diversos fatos na vida ligam o jovem ao Brasil, a começar pelo milagre com o qual foi beatificado em 2020, verificado em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Na ocasião, a Igreja Católica atribui a ele milagre que teria ocorrido no Estado brasileiro em 2010, apesar de nunca ter vindo ao Brasil. Uma criança com uma doença congênita teria se curado depois que o avô tocou as roupas do jovem expostas em uma paróquia de Campo Grande.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!