Parte do sistema de sustentação de um cais flutuante construído pelos Estados Unidos para levar ajuda humanitária aos palestinos foi danificado na manhã deste sábado, 25, nas águas agitadas da costa de Gaza, disseram fontes militares dos EUA.

Quatro barcos que ajudam a estabilizar a estrutura de US$ 320 milhões se desprenderam, informou o Comando Central dos EUA, responsável pelas operações militares no Oriente Médio. Dois deles flutuaram para o Norte, indo parar na praia de Ashdod, em Israel. Os dois outros estão agora ancorados na praia perto do cais flutuante. Os militares acrescentaram que o píer ainda está operacional, apesar dos danos.

Cais permitiu a chegada de 97 caminhões

O píer temporário construído pelos EUA na Faixa de Gaza permitiu a entrega de 97 caminhões de ajuda humanitária desde que começaram as operações, disse o porta-voz principal das Nações Unidas(ONU), Stéphane Dujarric, ao ressaltar que houve um "começo acidentado".  

O Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidos "entregou 97 caminhões desde que o píer flutuante entrou em funcionamento", em 17 de maio, disse aos jornalistas, Stéphane Dujarric, porta-voz do secretário-geral da ONU, António Guterres. 

O presidente americano, Joe Biden, anunciou em março que a estrutura temporária seria construída para atenuar as restrições impostas por Israel ao envio de assistência básica por terra à Faixa de Gaza, devastada pelo conflito instaurado após o ataque do grupo islamita palestino Hamas em 7 de outubro de 2023.