JOVEM HERÓI

Menino que nasceu sem a mão esquerda ganha prótese biônica do 'Homem de Ferro'

A prótese foi desenvolvida pela Open Bionics e a pedido dele, foi decorada  em vermelho e dourado semelhante a do super-herói  "Homem de Ferro".

Por O TEMPO MUNDO
Publicado em 27 de maio de 2024 | 08:42 - Atualizado em 27 de maio de 2024 | 09:00
 
 
 

Um menino de cinco anos, de Long Island (EUA),  que nasceu sem a mão esquerda, se tornou o mais jovem a receber um modelo de protese biônica de última geração. O modelo foi desenvolvido pela Open Bionics e a pedido dele, foi decorada  em vermelho e dourado semelhante a do super-herói  "Homem de Ferro".

Segundo a fabricante, normalmente braços biônicos são reservados para crianças mais velhas. No entanto, o desenvolvimento físico e a maturidade emocional do pequeno Jordan Marotta fizeram dele o candidato ideal. 


Na semana passada, a mãe, Ashley Marotta, de 38 anos, viajou com Jordan até Nova York para que o menino recebesse o braço igual ao do herói da Marvel "Homem de Ferro".

A prótese de Jordan foi perfeitamente moldada para ser fixada e desconectada de onde termina seu braço esquerdo. Eletrodos e sensores detectam contrações musculares e respondem com movimentos apropriados das mãos e dos dedos. Ele funciona com bateria recarregável de 14 horas e leva cerca de um mês para ser produzido.

"Ele estava andando pelas ruas de Manhattan, jogando sua nova mão para o alto e gritando 'Táxi!'", contou a mãe, Ashley Marotta, de 38 anos, ao "NY Post". 

Segundo a mãe, Jordan agora consegue desfrutar de sua infância, jogando beisebol e lutando caratê. Porém, ultimamente, ele começou a interpretar sua condição com mais clareza.

A primeira parada do animado menino depois do consultório médico esta semana foi em sua escola, onde ele se exibiu com orgulho para seus colegas de classe e virou sensação. Depois veio uma viagem para a casa dos avós e depois um passeio de scooter, seguido de uma ida a um restaurante do qual o menino gosta.


"Isso realmente o faz se sentir bem. Ele está tão confiante. Ele estava radiante", celebrou a mãe.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!