Nova pesquisa divulgada nesta quinta-feira (25) confirma a disputa acirrada para a presidência dos Estados Unidos. Donald Trump e Kamala Harris aparecem empatados tecnicamente em levantamento feito pelo jornal The New York Times com o Siena College. O estudo mostra que entre os eleitores registrados Trump aparece 48%, contra 47% de Harris. 

Já quando se leva em consideração os eleitores prováveis, o republicano permanece com 48%, enquanto a democrata soma 46%. A margem de erro é de 3,3 pontos percentuais para os registrados e 3,4 para os prováveis. Foram 1.142 pessoas ouvidas. A coleta dos dados foi feita entre a última segunda-feira (22) e quarta-feira (24). 

Campanha 

Os resultados foram divulgados dois dias após Kamala realizar o seu primeiro discurso em tom de campanha, quando atacou Trump e indicou quais pautas serão prioritárias até as eleições, em novembro. Nesta quinta-feira, Harris publicou o primeiro vídeo oficial de sua campanha. A mensagem foi compartilhada em sua conta no X (antigo Twitter) e, ao som de Beyoncé e com imagens de bandeiras LGBTQIAPN+, evidencia mulheres e pessoas negras, eleitores essenciais para a eventual vitória do partido democrata.

Donald Trump, por sua vez, fez diversas acusações a Kamala Harris em seu primeiro comício desde que a democrata lançou sua candidatura após a desistência do presidente Joe Biden da corrida pela Casa Branca. Em um discurso inflamado em Charlotte, Carolina do Norte, o ex-presidente  enumerou razões pelas quais, na concepção dele, a vice de Biden “não deveria ser autorizada a concorrer como presidente”.