Cinco pessoas tiveram de ser hospitalizadas após o consumo de molho pesto em Indre-et-Loire, França. Segundo o site Sky News, o ministério da agricultura do país afirmou que os pacientes ingeriram o molho em uma festa de aniversário antes de passarem mal. Quatro pessoas foram ao hospital no último sábado (7), e a quinta foi internada no domingo (8).
O Governo Francês pediu para população se desfazer de potes de molho adquiridos na feira. Patrice Latron, porta-voz do governo de Indre-et-Loire, afirmou que as autoridades locais estão tentando encontrar os 600 potes de pesto que foram distribuídos pela região antes que sejam consumidos. "Pessoas que compraram o mesmo molho devem jogá-lo fora", disse.
Amostras foram enviadas ao Instituto Pasteur, fundação francesa dedicada ao estudo da biologia dos microorganismos, das doenças e vacinas. Além disso, foi emitido um recall de todos os potes de molho, que teria sido fabricado por um pequeno produtor local. O ministério da agricultura francês pediu que quem comeu o pesto fique "vigilante". "Considerando o tempo de incubação (de algumas horas a alguns dias) e a gravidade da doença, as pessoas que consumiram estes produtos são chamadas a estar muito vigilantes e a consultar um médico em caso de sintomas", diz a pasta.