O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (15/10) que considera atacar em terra cartéis da Venezuela, após uma série de golpes mortíferos em alto-mar contra supostas lanchas do narcotráfico.

"Certamente estamos pensando agora na terra, porque já temos bem sob controle o mar", declarou Trump no Salão Oval, em resposta a uma pergunta da imprensa sobre a possibilidade de realizar ataques terrestres.

O presidente havia anunciado nessa terça-feira (14/10) um novo ataque contra uma suposta lancha com drogas procedente da Venezuela, no qual teriam morrido seis "narcoterroristas".

Até o momento, pelo menos 27 pessoas morreram nesses ataques em alto-mar.

Especialistas questionam a legalidade dessas operações, pois usam força letal em águas internacionais contra suspeitos que não foram capturados ou interrogados.

O governo republicano também enfrenta oposição dos democratas no Legislativo, que exigem explicações sobre os ataques.

Segundo o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, alguns dos mortos nos ataques americanos no mar do Caribe eram de nacionalidade colombiana.

Nicolás Maduro

No entanto, Trump evitou confirmar uma reportagem do New York Times segundo a qual o mandatário teria autorizado secretamente a CIA a cumprir missões encobertas na Venezuela contra o governo de Nicolás Maduro.

Questionado sobre se autorizou a CIA a "remover" Maduro, Trump respondeu: "É ridículo me fazer essa pergunta. Na verdade, não é uma pergunta ridícula, mas não seria ridículo se eu a respondesse?".

Quer entender de geopolítica direto ao ponto, sem filtro? Então se inscreva no O TEMPO Talks e participe da palestra com o professor HOC. Clique aqui!