O caixão do papa Francisco chegou à capela de Santa Maria Maggiore por volta das 8h (horário de Brasília) deste sábado (26/04), após quase duas horas e meia de missa na praça de São Pedro. O caixão foi conduzido de Papamóvel pelas ruas de Roma, acompanhado por uma multidão. Como a Missas das Exéquias, o trajeto foi televisionado ao vivo, porém seu sepultamento, como ocorre com todos os papas, é fechado ao público e não é transmitido. Assista ao momento de chegada do caixão à basílica:
O caixão do papa Francisco chegou à capela de Santa Maria Maggiore por volta das 8h (horário de Brasília) deste sábado (26), após quase duas horas e meia de missa na praça de São Pedro. O caixão foi conduzido de Papamóvel pelas ruas de Roma, acompanhado por uma multidão. Como a… pic.twitter.com/P6IvWBw991
— O Tempo (@otempo) April 26, 2025Com a escolha por ser sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, Francisco se torna o primeiro papa em mais de um século a ter um sepultamento fora do Vaticano. Esta é mais uma mudança de rituais solicitada por ele, que também dispensou os caixões elaborados tradicionais dos papas e escolheu um caixão de madeira simples revestido com zinco. A partir deste domingo (27/04), o túmulo do papa poderá ser visitado pelo público.
Durante o funeral do papa Francisco, diante de líderes políticos mundiais, a Missa das Exéquias lembrou características marcantes de seu papado, como a defesa da paz. Na homilia, momento de mais liberdade de fala na cerimônia, o cardeal decano Giovanni Battista Re, que celebra a missa, destacou a primeira viagem feita pelo papa, em 2013, para a ilha de Lampedusa, lugar de desembarque de imigrantes no mar Mediterrâneo. Diante de Zelensky e Trump, ele também declarou que “a guerra é somente morte de pessoas, destruição de casas, de hospitais e escolas. A guerra deixa sempre o mundo pior do que antes".
Os dois presidentes, que viveram momentos de tensão e até bate-boca público neste ano, reuniram-se na Basílica de São Pedro antes do funeral e devem se encontrar novamente neste sábado.