O papa Leão XIV, eleito nesta quinta-feira (8) como novo líder mundial da Igreja Católica, já assume o cargo cercado por algumas polêmicas. Além das acusações de ter acobertado denúncias de abuso sexual durante sua atuação nos Estados Unidos e Peru, ele também fez críticas à comunidade LGBTQIA+.
Antes de ser nomeado cardeal por Francisco, Leão 14 criticou, em 2012, a simpatia da mídia ocidental por crenças e práticas que, segundo ele, vão contra o Evangelho - à época, citou explicitamente "o estilo de vida homossexual" e "famílias alternativas compostas por casais do mesmo sexo e seus filhos adotivos".
Como bispo em Chiclayo, no Peru, o novo papa também já se opôs à inclusão de conteúdo sobre gênero nas escolas, afirmando que a chamada "ideologia de gênero" era confusa e criava "gêneros que não existem".
O cardeal americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi escolhido nesta quinta como o 267º pontífice da história do catolicismo. O anúncio foi feito pelo Vaticano por volta das 14h15 de Brasília - 19h15 de Roma.