O cardeal americano Robert Prevost foi eleito como o novo papa da Igreja Católica, adotando o nome Leão XIV. O anúncio ocorreu nesta quinta-feira (8) no Vaticano, com a tradicional proclamação "Habemus Papam". Logo após ser apresentado pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti, o novo pontífice concedeu a bênção Urbi et Orbi da sacada da Basílica de São Pedro aos fieis reunidos na praça.

A primeira celebração oficial do novo papa será uma missa com os cardeais, onde proferirá sua homilia inaugural. Esta cerimônia segue o protocolo estabelecido para novos pontífices, como ocorreu com o papa Francisco, que celebrou sua primeira missa na Capela Sistina no dia seguinte à sua eleição pelo conclave.

Após a definição do novo líder católico, autoridades da Cúria Romana já se apresentaram para tratar de assuntos urgentes. Os primeiros a se reportarem ao pontífice foram o número dois da Secretaria de Estado, Edgar Peña Parra, e o responsável pelas Relações com os Estados, Paul Richard Gallagher.

A cerimônia oficial de inauguração do papado acontecerá nos próximos dias. A constituição apostólica Universi Dominici Gregis, documento que estabelece os procedimentos da sucessão papal, não determina um prazo máximo para esta cerimônia. No caso de Francisco, o intervalo entre sua eleição e a missa solene foi de seis dias, quando recebeu o Anel do Pescador, símbolo do sucessor de Pedro, em evento que contou com a presença de líderes mundiais.

Antes mesmo da posse oficial, o novo papa pode se comunicar com os fieis. Francisco, por exemplo, proferiu o Angelus da janela do Palácio Apostólico no primeiro domingo após sua eleição, dois dias antes da cerimônia de inauguração. Leão XIV poderá dirigir-se aos fieis já neste fim de semana.

O pontífice recém-eleito tem a oportunidade de participar dos eventos do Jubileu da Igreja, celebração que começou em dezembro de 2024 e continuará até janeiro de 2026.

A posse como bispo de Roma, que ocorre na Basílica de São João de Latrão, catedral da diocese romana, é outra cerimônia importante no início do pontificado. Segundo a Universi Dominici Gregis, esta cerimônia deve acontecer "depois da solene cerimônia de inauguração do pontificado e dentro do espaço conveniente de tempo".

Após conhecer os assuntos do Estado do Vaticano, o papa Leão XIV começará a planejar sua primeira viagem apostólica. Os destinos iniciais são escolhidos de acordo com as prioridades de cada pontífice. João Paulo II optou pela América Central em sua primeira visita internacional, enquanto Francisco e Bento XVI escolheram localidades italianas como Lampedusa e Bari, respectivamente.

(Com informações de Michele Oliveira/Folhapress)