O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (12) que imporá tarifas de 30% ao México e à União Europeia.
As tarifas entraram em vigor em 1º de agosto, afirmou Trump em duas cartas publicadas em sua plataforma Truth Social, aludindo ao papel do México na introdução de drogas ilegais nos Estados Unidos e ao desequilíbrio comercial com a UE, respectivamente.
Na última quarta-feira (9/7), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou uma taxa de 50% sobre as exportações brasileiras. O comunicado foi feito em carta direcionada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
"A partir de 1º de agosto de 2025, cobraremos do Brasil uma tarifa de 50% sobre todas e quaisquer exportações brasileiras enviadas para os Estados Unidos, separada de todas as tarifas setoriais existentes. Mercadorias transbordadas para tentar evitar essa tarifa de 50% estarão sujeitas a tarifa mais alta", disse o republicano no documento.
O endurecimento da política tarifária ocorre mesmo com a balança comercial entre os dois países sendo mais favorável aos EUA. Em 2024, considerando todos os setores, o Brasil exportou R$ 40,3 bilhões para os Estados Unidos. As importações de insumos norte-americanos, porém, somaram R$ 40,6 bilhões. A guerra comercial é negativa também para a economia norte-americana, segundo especialistas.