Dan Rivera, principal investigador paranormal da New England Society for Psychic Research (NESPR), morreu repentinamente aos 54 anos na noite de domingo (13) em Gettysburg, Pensilvânia, nos Estados Unidos. Seu falecimento ocorreu após concluir três dias de apresentações com a famosa boneca Annabelle, que inspirou filmes de homônimos e produções como “Invocação do Mal”.

Bombeiros e paramédicos tentaram reanimá-lo no hotel onde estava hospedado, mas não obtiveram sucesso. Segundo informações do New York Post, a causa exata da morte ainda não foi divulgada pelas autoridades.

Rivera participava da "Devils on the Run Tour", que percorre os Estados Unidos exibindo a boneca Annabelle. As apresentações no Soldiers National Orphanage, organizadas pela "Ghostly Images of Gettysburg Tours", tiveram todos os ingressos vendidos durante os três dias do evento.

O investigador deixa sua esposa Sarah e quatro filhos. Veterano do Exército dos EUA, Rivera construiu carreira no campo paranormal, aparecendo no programa "Most Haunted Places" do Travel Channel e atuando como produtor em várias produções, incluindo "28 Dias Assombrados" da Netflix.

Ryan Buell, colega de Rivera, prestou homenagem ao amigo: "Tenho tantas memórias incríveis com esse cara. Recentemente, há cerca de dois meses, viajamos pelo país e apresentamos a uma nova geração o legado de Ed e Lorraine Warren".

A NESPR foi fundada em 1952 pelos investigadores Ed e Lorraine Warren. A organização investigou diversos casos misteriosos, incluindo a casa do Horror de Amityville em Long Island e a boneca Annabelle. Após a morte de Ed em 2006 e de Lorraine em 2019, o museu oculto dos Warren e a NESPR passaram a ser administrados pela filha do casal, Judy, e seu marido, Tony Spera.

O museu dos Warren em Connecticut fechou ao público em 2019 devido a questões de zoneamento, levando a organização a realizar turnês pelos EUA nos anos seguintes.

Rivera usava redes sociais, incluindo TikTok, para promover a turnê. Em maio, surgiram teorias da conspiração que relacionavam Annabelle a uma fuga de prisão e um incêndio na Louisiana, coincidindo com a passagem da turnê por Nova Orleans. Spera negou essas especulações, afirmando que a boneca nunca esteve "fora de nosso controle" durante a estadia em Big Easy.

A boneca Annabelle, uma Raggedy Ann, ganhou notoriedade em 1970 após ser dada a uma estudante de enfermagem de Connecticut chamada Donna. Ed e Lorraine Warren alegaram que a boneca manifestava comportamentos inexplicáveis, como levantar os próprios braços e seguir pessoas pelo apartamento.

Um médium psíquico identificou a boneca como habitada pelo espírito de uma menina de 6 anos chamada Annabelle. Contudo, os Warren concluíram que ela estava possuída demoniacamente e a transferiram para seu museu em Connecticut.

As histórias dos Warren inspiraram "Invocação do Mal", série de filmes de terror que se tornou a mais lucrativa do gênero mundialmente.