"Espero que não tenha multa pelo atraso", escreveu uma pessoa identificada como P.A.A.G ao devolver um livro após 82 anos da data estipulada por uma biblioteca. O caso curioso foi divulgado pela San Antonio Public Library pelas redes sociais.
O relato, com fotos, mostra que uma cópia do livro “Your Child, His Family, and Friends”, de Frances Bruce Strain, foi emprestado em 30 de julho de 1943 e retornou ao acervo em junho deste ano. O empréstimo original era de, no máximo, 28 dias. Um pacote com o livro chegou à biblioteca pelos correios, com uma carta que contava uma breve história da trajetória da obra.
Na carta, o remetente explicou que encontrou o volume entre os pertences de seu pai e que o livro, provavelmente, teria sido retirado por avó, pouco antes de a família se mudar para a Cidade do México.
"Ela deve ter levado o livro com ela, e cerca de 82 anos depois, ele acabou em minha posse", escreveu a pessoa. O exemplar ficará em exposição no saguão da Biblioteca Central de San Antonio até o final de agosto. Após esse período, o livro será doado aos Amigos da Biblioteca Pública de San Antonio e colocado à venda na livraria de livros usados Book Cellar.
Na publicação, a administração da entidade também entrou na brincadeira sobre a multa, avisando que a falecida vovó do remetente pode ficar sossegada, afinal, o local não cobra multas desde 2021.