Uma mulher de 45 anos foi condenada a 30 de prisão por tentar assassinar os rivais comerciais de seu namorado no Reino Unido. A sentença foi proferida nesta quinta-feira (21/8) em Birmingham, Inglaterra. A americana, moradora de West Allis, Wisconsin, viajou especificamente para executar o plano criminoso elaborado por Mohammed Nazir, homem que conheceu por meio de um aplicativo de namoro.

A tentativa de homicídio ocorreu em setembro de 2019, quando Betro tentou matar Sikander Ali e o pai, Aslat Mahumad. Imagens de vigilância registraram a americana escondida atrás de uma cobertura facial islâmica completa, aguardando em um carro antes de tentar atirar no filho de seu alvo principal quando este chegava em casa.

O crime foi motivado pelo desejo de agradar Mohammed Nazir, com quem a americana mantinha um relacionamento virtual. A disputa entre as famílias começou após uma briga na loja de roupas da vítima, onde os três homens ficaram feridos um ano antes.

Após a falha da arma na primeira tentativa, Betro retornou horas depois e disparou três tiros pela janela do andar superior da residência, aparentemente visando matar Aslat Mahumad. No dia seguinte, fugiu do Reino Unido, permanecendo foragida por cinco anos.

O juiz Simon Drew destacou a gravidade do crime durante a sentença. "É apenas uma questão de sorte que o Sr. Ali não foi morto. Você estava envolvida em uma conspiração complexa e bem planejada para assassinar. Você estava preparada para puxar o gatilho e o fez em duas ocasiões distintas", afirmou.

Betro foi descrita pelo magistrado como tendo um "papel principal" na conspiração. Antes da tentativa de assassinato, ela já havia visitado o Reino Unido duas vezes para encontrar Nazir - em dezembro de 2018 e maio de 2019.

Mohammed Nazir recebeu uma pena de 32 anos pelo fracassado assassinato por contrato. O pai dele, Mohammed Aslam, foi sentenciado a 10 anos de prisão em 2024 por sua participação no plano.

A polícia conseguiu localizar Betro quando ela e Nazir tentaram incriminar um homem britânico inocente pelos tiroteios. Após a tentativa frustrada, a americana chegou a enviar uma mensagem de texto para Mahumad, ameaçando-o. "Pare de brincar de esconde-esconde. Você teve sorte que falhou. Quem é? Sua família ou você? Escolha um", escreveu.

Durante o julgamento, Betro foi condenada por conspiração para assassinar, posse de uma pistola semiautomática com a intenção de causar medo de violência e importação ilegal de munição no Tribunal da Coroa de Birmingham.

O detetive chefe inspetor Alastair Orencas da Polícia de West Midlands observou que ela fingia estar fazendo atividades turísticas na Inglaterra. "Enquanto ela se passava por turista, postando fotos e vídeos de pontos turísticos como o London Eye enquanto estava aqui, seu verdadeiro propósito era cometer assassinato", disse.

A condenada cumprirá sua pena no Reino Unido, o que, segundo o juiz Drew, será "particularmente difícil" para ela, já que "todos os seus familiares e amigos estão na América e ela teve muito poucas visitas, exceto por seus advogados".