A cada 15 segundos, uma pessoa morre devido a um acidente de trabalho ou de doença relacionada com atividade profissional. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), tal estatística representa 6,3 mil mortes por dia em um total de 2,3 milhões de óbitos por ano, o que demanda atenção do setor empresarial.
De forma pontual, no Brasil, nos últimos 10 anos, 22.954 pessoas morreram em acidentes de trabalho. Os dados atualizados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho, mostram, ainda, que foram registradas 6,2 milhões de Comunicações de Acidentes de Trabalho de 2012 a 2021. No mesmo período, o Instituto Nacional de Seguridade Social do Brasil (INSS) concedeu 2,5 milhões de benefícios previdenciários acidentários.
Ainda de acordo com estimativas conjuntas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da OIT, as lesões e doenças relacionadas ao trabalho provocaram a morte de 1,9 milhão de pessoas em 2016. Já as doenças não transmissíveis foram responsáveis por 81% das mortes, sendo as provocadas por doença pulmonar obstrutiva crônica as de maior número, representando 450 mil óbitos
Para a OIT, uma série de fatores está relacionada a essa realidade, como exposições a longas jornadas de trabalho, à poluição do ar, a substâncias cancerígenas e a riscos ergonômicos.
O fundador e principal executivo do Latin American Quality Institute (LAQI), Daniel Maximilian Da Costa, ressalta que entre os caminhos que colaboram com a mitigação de riscos no ambiente de trabalho e a elevação da reputação corporativa estão as certificações. Ele enfatiza, ainda, que esse conjunto de avaliações pode elencar, inclusive, as práticas ESG - sigla para Ambiental, Social e Governança - visto que, no campo Social, o público interno, como colaboradores, é considerado.
“Cada vez mais, os consumidores estão atentos a todo o processo de elaboração de um produto, e isso envolve também a segurança dos que estão relacionados à cadeia produtiva, ou seja, os colaboradores e fornecedores. À vista disso, uma empresa que busca implementar iniciativas sustentáveis, adotar práticas ESG e, principalmente, certificar-se pelos padrões de Qualidade, tende a ampliar a reputação corporativa nos mais diferentes âmbitos, uma vez que assume um compromisso público”, conclui. (Estadão Conteúdo)