Eventos

Alemães celebram os 30 anos da queda do Muro

História será lembrada em mais cem eventos, incluindo concertos, oficinas, festivais e exposições

Por Da Redação
Publicado em 09 de novembro de 2019 | 20:26
 
 
 
normal

Berlim celebra hoje os 30 anos do início da queda do Muro que dividiu a cidade e a Alemanha em dois blocos mundiais após a Segunda Guerra Mundial. Um festival de sete dias está sendo realizado em toda a cidade, para marcar o evento histórico, que ocorreu em 9 de novembro de 1989. No total, serão mais de cem atividades, incluindo painéis de discussão, concertos, visitas guiadas, oficinas, festivais, exposições e produções teatrais.

Hoje, a história de como o Muro foi derrubado está sendo contada em diversos locais da capital alemã. Sete exposições ao ar livre serão montadas em espaços que tiveram um papel importante na era da revolta, em 1989/1990, incluindo o Portão de Brandenburgo, a East Side Gallery e a antiga sede da Stasi, em Lichtenberg.

O destaque das celebrações será um festival de música realizado em toda a cidade na noite deste sábado, data em que o Muro caiu.
Uma série de palcos contará com artistas nacionais e internacionais de renome, cujos sons e histórias estão ligados aos eventos de 1989/90 ou cujo trabalho representa a liberdade e a história de 30 anos atrás.

Uma instalação flutuante do artista norte-americano Patrick Shearn, no Portão de Brandenburgo, mostra 30 mil mensagens de paz de residentes na Alemanha.

“Descubra, experimente, participe e comemore: a semana do festival recebe os visitantes com um programa diversificado de mais de 200 eventos em todos os sete locais e sete dias”, disse uma porta-voz da Kulturprojekte.

Em todos esses eventos, as histórias de “zeitzugen” (testemunhas contemporâneas, em tradução direta) estarão presentes para as pessoas explorarem.

Tecnologia

O aniversário também significa que toda uma geração cresceu em Berlim sem conhecer o Muro. O aplicativo gratuito “MauAR” foi desenvolvido para eles e outros interessados em descobrir mais sobre como se sentiriam na cidade dividida entre o lado Ocidental e o lado Oriental. 

Com a ajuda da tecnologia de realidade aumentada, o usuário pode visualizar o Muro com uma animação tridimensional por meio de um telefone celular ou tablet.

Veja: Especial de O TEMPO sobre a Queda do Muro de Berlim.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!