Missionário

Americano detido na Colômbia por suposta ligação com as Farc

Missionário americano detido na Colômbia por suposta ligação com as Farc

Por AFP
Publicado em 19 de fevereiro de 2015 | 18:07
 
 
 
normal

Um missionário dos Estados Unidos foi detido na Colômbia por supostas ligações com a guerrilha comunista das Farc, indicaram à AFP fontes policiais e da justiça.

Russell Martin Stendal, um cidadão americano radicado há anos na Colômbia, foi preso na quarta-feira em Bogotá no momento em que se apresentava com seu advogado à polícia após a emissão de um mandado de prisão.

O Ministério Público abriu uma investigação contra Stendal após informações da polícia, com base em escutas telefônicas e vigilância, indicando que o missionário colaborava logisticamente com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

"Aparentemente, ele colaborou na criação de emissoras de rádio clandestinas e nos cuidados de combatentes feridos ou doentes", disse uma fonte do MP.

"Um promotor de Cundinamarca relatará ainda esta tarde as acusações de rebelião" que pesam contra ele, acrescentou.

O advogado de Stendal, Eder Castro, confirmou a prisão ao jornal El Tiempo e disse que seu cliente se dedica "a distribuir Bíblias e pregar a palavra de Deus a todos e que tem viajado para áreas sensíveis do país evangelizando".

As Farc, o maior grupo guerrilheiro da Colômbia, e o governo colombiano negociam desde novembro de 2012 um processo de paz em Cuba para acabar com cinco décadas de conflito armado.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!