Conflito Israel x Hamas

Antony Blinken diz que jornalistas precisam ser protegidos em Gaza

A AFP e outros meios de comunicação internacionais escreveram a Blinken em outubro para pedir ajuda na proteção dos jornalistas em Gaza

Por Agências
Publicado em 12 de dezembro de 2023 | 21:47
 
 
 
normal

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, defendeu a necessidade de proteger os jornalistas que reportam de Gaza sobre o conflito entre Israel e os combatentes do Hamas, em carta enviada nesta terça-feira (12) à AFP.

"Os Estados Unidos continuarão enfatizando com Israel e outros países que os jornalistas têm que ser protegidos do perigo", escreveu Blinken. "Defendemos inequivocamente a proteção dos jornalistas durante conflitos armados e lamentamos aqueles que foram mortos ou feridos."

A AFP e outros meios de comunicação internacionais escreveram a Blinken em outubro para pedir ajuda na proteção dos jornalistas em Gaza. Sessenta e três profissionais da imprensa - 56 palestinos, 4 israelenses e 3 libaneses - morreram no conflito em Gaza, segundo o Comitê para a Proteção de Jornalistas.

A AFP e outros veículos também pediram ajuda a Blinken para retirar seus funcionários de Gaza, uma vez que Israel impôs o fechamento total das fronteiras daquele território.

"Uma saída segura de Gaza para cidadãos americanos e estrangeiros continua sendo nossa maior prioridade, e trabalhamos com o Egito, a ONU e Israel" nesse sentido, ressaltou Blinken.

Cerca de 100 legisladores franceses, a maioria de esquerda, enviaram hoje uma carta à primeira-ministra, Elisabeth Borne, para pedir ajuda na retirada de jornalistas da AFP bloqueados em Gaza. (AFP)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!