MUNDO

Argentina retoma lockdown neste sábado (22)

Restrições ficam mais severas no momento que país tem 35 mil casos diários de Covid

Por Estadão Conteúdo
Publicado em 22 de maio de 2021 | 17:54
 
 
 
normal

Buenos Aires, Argentina. As novas medidas de restrição implementadas na Argentina visando conter a Covid-19 começaram a valer neste sábado (22) no país que enfrenta o seu momento mais grave na pandemia. Entre as decisões, anunciadas nesta semana pelo presidente Alberto Fernández, está a proibição da circulação para pessoas não autorizadas entre as 18h e as 6h. Além disso, uma série de atividades essenciais passa a ter realização restrita.

Entre sábado (22) e o dia 30 de maio, nas zonas de alto risco no país, o que atualmente compreende grande parte da Argentina, a circulação não essencial é restringida. Entre as atividades permitidas para pessoas não autorizadas, estão as compras de medicamentos e remédios.

Além disso, há a "suspensão da presença em atividades econômicas, industriais, comerciais, de serviços, culturais, esportivas, religiosas, educacionais, turísticas, recreativas e sociais", publicou hoje a Casa Rosada.

No anúncio das medidas, na última quinta-feira, 20, Fernández afirmou que o país vive o "pior momento desde o início da pandemia", e que "estamos tendo o maior número de casos e mortes Devemos levar a sério e não naturalizar tanta tragédia".

No boletim diário mais recente publicado pelo Ministério da Saúde, a Argentina registrou 695 mortos, em um total de 73.931 óbitos. Além disso, mais de 35 mil novos casos foram apontados. Segundo reportagem do jornal "Clarín", a onda mais recente levou o país a ser o líder na América do Sul no número proporcional de novos contágios.

De acordo com o Ministério da Saúde, pouco mais de 8,6 milhões de pessoas receberam ao menos uma dose das vacinas contra a covid-19, em um país que conta com uma população de cerca de 45 milhões de habitantes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!