Retomada

Boeing 737 MAX realizará voos de teste para certificação nesta semana

Aeronaves permanecem em solo há 15 meses, desde os dois acidentes que resultaram na morte de 346 pessoas e provocaram o maior golpe na reputação da fabricante de aviões

Por Estadão Conteúdo
Publicado em 28 de junho de 2020 | 20:10
 
 
 
normal

As autoridades reguladoras do setor aéreo dos Estados Unidos estão prontas para iniciar os testes de voo para certificação com o 737 MAX da Boeing nesta segunda-feira (28), de acordo com uma fonte familiarizada com o assunto. Com isso, a fabricante de aviões norte-americana espera retomar as operações com o modelo em torno do final deste ano.

Os testes de certificação, programados para serem realizados em conjunto com a Boeing e previstos para durar três dias, representam um marco para o aguardado retorno da frota do modelo MAX. Os aviões permanecem em solo há 15 meses, desde os dois acidentes que resultaram na morte de 346 pessoas e provocaram o maior golpe na reputação da fabricante de aviões em seus 103 anos de história.

Segundo o porta-voz da Boeing, a empresa "continua a trabalhar ativamente para o retorno do MAX com segurança".

Na sexta-feira (26), no final do dia, a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA, na sigla em inglês) deu sinal verde para o início dos voos de teste a partir de segunda-feira, de acordo com uma pessoa familiarizada com as discussões.

Oficiais da FAA têm afirmado que não dariam início ao processo para certificação com voos de teste ou qualquer outra ação para recertificar o MAX até que todas as perguntas e preocupações da agência fossem respondidas satisfatoriamente. Fonte: Dow Jones Newswires.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!