Índice

Brasil cai dez posições em ranking da paz

Islândia é o país mais pacífico; Afeganistão, o menos seguro


Publicado em 13 de junho de 2019 | 06:00
 
 
 
normal

Um mundo perigoso, com alguns sinais de melhora, mas com uma grande ameaça no futuro. Este é o cenário apresentado no estudo “Índice Global da Paz”, divulgado pelo Instituto para Economia e Paz, baseado na Austrália. É a 13ª edição do relatório e, pela primeira vez em cinco anos, registrou melhora na segurança no planeta. 

Entretanto, algumas regiões, como as Américas, enfrentaram deterioração ampla das condições de paz. O Brasil, por exemplo, caiu dez posições, agora ocupando o 116º lugar, com a classificação de “risco médio à paz”. 

“Entre 2018 e 2019 nós percebemos que o mundo ficou mais pacífico, mas foi uma mudança muito pequena. O que está liderando essa mudança é a redução dos confrontos em guerras como as da Síria e da Ucrânia”, afirma Thomas Morgan, pesquisador que participou da elaboração do programa.

A Islândia é o país mais pacífico do mundo, seguida por Nova Zelândia, Portugal e Áustria. Por outro lado, o Afeganistão aparece no fim do ranking, atrás de Síria, Sudão do Sul e Iêmen.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!