Decisão

Britânico gasta mais de R$ 120 mil para passar por eutanásia na Suíça

Dan Tuckley, 46, lutava contra um câncer intratável e resolveu dar fim à própria vida depois de perder a capacidade de comer e beber

Por O Tempo
Publicado em 27 de março de 2023 | 20:48
 
 
 
normal

Após ser diagnosticado com um câncer intratável, Dan Tuckley, de 46 anos, optou por dar fim a própria vida em uma clínica de eutanásia em Basel, na Suíça. Para isso, ele desembolsou o equivalente a R$ 120 mil para ir até a cidade e para pagar pelo procedimento. Ele é natural da Grâ-Bretanha, onde a morte assistida é ilegal.  

A decisão aconteceu depois que Tuckley se tornou incapaz de comer e de beber. Casado, ele contou com o apoio de sua mulher e demais familiares que estiveram com ele em seus momentos finais. Em sua última noite, ele passou tempo com a família usando seu terno favorito ao som de "My Way", de Frank Sinatra.  

Sua esposa e companheira ao longo dos últimos 20 anos, Sarah, 45, estava ao seu lado quando ele passou pelo procedimento. Ao "The Mirror", ela disse: “Dan não deveria ter passado seus últimos dias com tanto estresse e medo. Se lhe permitissem uma morte assistida em casa, ele poderia se despedir de todas as pessoas que amava. Ele deveria ter tido permissão para morrer em seu próprio país, em seus próprios termos”, contestou. 

Dan foi diagnosticado com um raro câncer renal em agosto de 2022, e a expectativa de vida dele caiu rapidamente de um ano para algumas semanas. "Ele havia tomado a decisão e queria 'sair de pé' - e queria que nós e sua esposa o acompanhássemos. Todos nós dissemos sim sem hesitar. Isso significaria que ele mataria o câncer, e o câncer não o mataria. Ver alguém que você ama tão doente é horrível", disse a irmão Kate, 38. (Com informações de "The Mirror")

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!