Punido

Campeão chinês de xadrez defeca em banheira de hotel e perde o título

Campeão chinês de Xiangqi, literalmente xadrez de elefante, perde título por comportamento indecente após beber em hotel

Por Agências
Publicado em 26 de dezembro de 2023 | 11:39
 
 
 

O mundo do xadrez chinês se viu imerso em um escândalo nesta terça-feira (26), depois que um campeão dessa nacionalidade foi destituído de seu título, acusado de ter tido um comportamento escabroso. Yan Chenglong, de 48 anos, consagrou-se na semana passada campeão chinês de Xiangqi, literalmente "xadrez de elefante", ou jogo de xadrez chinês. Muito popular nos países asiáticos, é jogado com peões marcados com sinogramas que são colocados nas cruzes de um tabuleiro quadriculado, e não sobre casas, como a versão mais tradicional.

A alegria de Yan durou apenas alguns dias, já que a Federação Chinesa de Xiangqi (CXA) anunciou na segunda-feira (25) a retirada de seu título de campeão por "comportamento impróprio" e "perturbação da ordem pública". Após sua vitória em 17 de dezembro, "o sr. Yan consumiu álcool em seu quarto de hotel junto com outras pessoas", relatou o CXA.

"Depois, no dia seguinte, defecou na banheira de seu quarto, danificando a propriedade do hotel", acrescentou a federação em um comunicado, denunciando um comportamento "contrário à ordem pública e aos bons costumes". Yan foi proibido de competir por um ano, e todos os seus troféus conquistados este ano serão confiscados, disse a CXA. 

Os torneios de Xiangqi na China geralmente distribuem prêmios de milhões de euros entre os ganhadores. A federação também comentou as acusações de trapaça feitas contra Yan. Segundo mensagens publicadas nas redes sociais, o jogador teria usado contas anais inteligentes para obter vibrações com as instruções do jogo transmitidas por um computador.

"É impossível neste momento confirmar que o sr. Yan trapaceou por meio de 'contas anais'", declarou a CXA, que, na semana passada, elogiou o "espetacular nível de jogo" do torneio vencido por Yan Chenglong. (AFP)

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!