PESAR

‘Cativou o mundo’, afirmam Barack e Michelle Obama sobre rainha Elizabeth II

Ex-presidente dos Estados Unidos e a esposa, Michelle Obama, escreveram carta exaltando a rainha e lamentando a morte

Por Simon Nascimento
Publicado em 08 de setembro de 2022 | 17:48
 
 
 
normal

O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, divulgou uma carta na tarde desta quinta-feira (08) lamentando a morte da rainha britânica Elizabeth II. O comunicado é assinado também pela esposa Michelle Obama. O texto, divulgado na conta oficial do político democrata, afirma que a monarca, desde a coroação, há 70 anos, “cativou o mundo”. 

“Hoje, Michelle e eu nos juntamos a muitos outros que estão comemorando sua vida e lamentando sua morte”, escreveu Obama. Ele ainda lembrou que Elizabeth II assumiu a coroa britânica com 25 anos, sob o desafio de “governar uma das maiores democracias do mundo”. Para Barack Obama, o reinado dela foi definido pela graça, elegância e uma “ética de trabalho incansável, desafiando as probabilidades e expectativas colocadas nas mulheres de sua geração”. 

O ex-presidente norte-americano citou que Elizabeth II, durante a Segunda Guerra Mundial, se tornou a primeira mulher do trono real a servir ativamente junto aos militares. “E através de períodos de prosperidade e estagnação - desde o pouso na Lua, a queda do Muro de Berlim, até o início da era digital - ela serviu como um farol de esperança e estabilidade para o povo do Reino Unido e do mundo”, acrescentou Obama. 

Outra lembrança feita foi o fato de Elizabeth ter trabalhado com 15 primeiros-ministros. Obama destacou que a rainha sempre ouviu “profundamente” e pensou “estrategicamente” sendo responsável por consideráveis “realizações diplomáticas”. “E, no entanto, ela usava seus títulos elevados com um toque leve - tão disposta a atuar em um esboço cômico para as Olimpíadas de Londres quanto a gravar mensagens de estabilização para o povo do Reino Unido durante os bloqueios do Covid-19”, diz a carta. 

Veja também: Saiba quem é Charles, novo rei da Inglaterra

O político do partido democrata disse que ele e a esposa tiveram a “sorte de conhecer” Elizabeth. “Quando estávamos apenas começando a navegar na vida como Presidente e Primeira Dama, ela nos recebeu no cenário mundial de braços abertos e extraordinária generosidade. Repetidamente, ficamos impressionados com seu calor, a maneira como ela deixava as pessoas à vontade e como ela trazia seu humor e charme consideráveis ​​para momentos de grande pompa e circunstância”, exaltou Obama. 

Por fim, o ex-presidente disse ser grato por ter “testemunhado a liderança dedicada” de Elizabeth II e impressionado com o legado deixado por ela. “Nossos pensamentos estão com sua família e o povo do Reino Unido neste momento difícil”, finalizou Barack. 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!