Guinness World Records

Cientista bate recorde mundial após passar 100 dias em 'hotel' debaixo d'água

O retorno do homem para a superfície ocorreu nesta sexta-feira (9/06), na Flórida, nos Estados Unidos.

Por O TEMPO
Publicado em 10 de junho de 2023 | 12:18
 
 
 

O professor universitário, Joseph Dituri, bateu o recorde mundial após passar 100 dias vivendo debaixo d'água em um alojamento para mergulhadores. O retorno do homem para a superfície ocorreu nesta sexta-feira (9/06), na Flórida, nos Estados Unidos.

De acordo com a agência de notícias Associated Press, Dituri ficou submerso no Jules' Undersea Lodge, um hotel subaquático, em Key Largo, a 9,14 metros de profundidade.

Durante o processo, ele permaneceu debaixo d'água sem despressurização, ou seja, sem o processo de diminuir a pressão do ar dentro do espaço, durante todos os 100 dias.

"Nunca foi pelo recorde", disse Dituri à agência. "É sobre estender a tolerância humana para o mundo subaquático e para um ambiente isolado, confinado e extremo."

O desafio de Dituri, chamado de Projeto Neptune 100, tinha como foco aprender mais sobre como o corpo e mente humanos reage à exposição prolongada à pressão extrema e ao ambiente isolado, e foi projetado para beneficiar pesquisadores oceânicos e astronautas em futuras missões a longo prazo.

Durante os três meses e nove dias que passou debaixo d'água, Dituri realizou experimentos diários e medições para monitorar como seu corpo respondia ao aumento da pressão ao longo do tempo.

Joseph Dituri, 55 anos, bateu o recorde mundial de maior tempo vivendo em um ambiente subaquático

O recorde de Dituri foi registrado pelo Guinness World Records após seu 74º dia submerso, no mês passado. A marca anterior era de 73 dias, duas horas e 34 minutos, de dois irmãos do Tennessee, em 2014.

Após o recorde, a Marine Resources Development Foundation, proprietária do hotel subaquático, vai pedir ao Guinness que certifique a marca de 100 dias de Dituri, conforme o chefe da fundação, Ian Koblick.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!