Ataque nucear

Coreia do Norte testa drone submarino que poderia provocar "tsunami radioativo"

Teste seria resposta aos exercícios militares conjuntos realizados por Estados Unidos e Coreia do Sul

Por Agência
Publicado em 23 de março de 2023 | 21:08
 
 
 

A Coreia do Norte testou, esta semana, um novo drone submarino de ataque nuclear, em resposta aos exercícios militares conjuntos realizados por Estados Unidos e Coreia do Sul, reportou a agência estatal norte-coreana (KCNA) nesta sexta-feira - noite de quinta (23) no Brasil.

Durante as manobras, ocorridas entre terça e quinta-feira, o Exército norte-coreano ativou e testou o novo sistema de armamento, cujo objetivo é "provocar um tsunami radioativo em larga escala" com uma explosão submarina, segundo a KCNA. "Esse drone de ataque submarino pode ser implantado em qualquer costa e porto, ou ser rebocado por um navio de superfície para o seu funcionamento."

A "arma secreta" foi colocada sob a água em frente à província de Hamgyon do Sul, na última terça-feira. Dois dias depois, foi detonada uma ogiva de teste, descreveu a agência.

A Coreia do Norte lançou vários mísseis de cruzeiro ontem, segundo o Exército sul-coreano, que realiza manobras conjuntas de longo alcance com os Estados Unidos. Pyongyang considera estas manobras uma ameaça e uma possibilidade de invasão do seu território, e alertou em várias ocasiões que responderia aos exercícios de "forma maciça". (AFP)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!