'é uma extensão da minha família'

Coroação Rei Charles III: Brasileiro coleciona 2 mil itens da família real

Desde os 15 anos, Savio Valei se dedica a construir uma coleção real, que inclui uma boneca da Princesa de Gales que custou £ 240 (R$ 1.500)

Por O TEMPO
Publicado em 05 de maio de 2023 | 11:22
 
 
 

O fascínio do brasileiro Savio Valei pela família real britânica começou em 2015, após o nascimento da princesa Charlotte, filha do príncipe William e neta do rei Charles III, que tem a sua coroação agendada para o próximo sábado (6/5).

Aos 22 anos, o advogado em Araras, no interior de São Paulo, faz parte do seleto grupo superfãs reais que não conseguem conter sua empolgação com a coroação do Rei Charles III.

Interessado em história, Valei  possui mais de 2 mil itens  ligados à família real e  obtida por meio de compras com colecionadores estrangeiros. A coleção inclui fotos, livros, artigos de jornais, correspondências e até uma boneca da Princesa de Gales que custou cerca de R$ 1.500. O item mais antigo é um folheto da coroação do rei George VI, realizada em 1937.

"Geralmente envio cartas para a família real em datas importantes para eles e já recebi de volta mais de 200 cartões assinados. Alguns deles foram autografados pela Rainha Elizabeth II, Rainha Camilla e Rei Charles III", diz o brasileiro ao Jornal Extra.

Segundo o advogado, os membros da monarquia britânica são como da sua família. Ele diz não passar um dia sem fazer algo relacionado à Casa de Windsor.

"Alguns falam até que é algo espiritual, porque foi um amor meio sem explicação, né? Eu gosto da família real não só porque eles são a família real. Mas eles são uma família antes de tudo, né? Tem as relações familiares, a tradição e a simbologia", apontou Valei.

Varlei também revela que a admiração pela realeza britânica tem relação com o legado construído ao longo dos anos. O advogado também destaca o interesse pelo trabalho e pela vida pessoal dos membros da família.

O brasileiro faz aniversário na semana seguinte à coroação do Rei Charles III e decidiu unir as comemorações. Para celebrar a data histórica, ele planeja decorar sua casa com bandeiras e balões vermelhos, azuis e brancos.

Com informações de Jornal Extra.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!