Pandemia

Covid pode atacar o pâncreas e causar diabetes, sugerem estudos

Pesquisas indicam que vírus pode atingir e danificar as células do corpo que produzem insulina

Por Da Redação
Publicado em 14 de junho de 2021 | 11:13
 
 
 
normal

Dois estudos recentes da  Stanford University School of Medicine e da Weill Cornell Medicine sugerem que o SARS-CoV-2, o vírus que causa a Covid-19, pode atingir e danificar as células do corpo que produzem insulina, o hormônio que regula o açúcar no sangue, levando, assim ao aparecimento de diabetes. As informações são da ABC News.

À National Geographic, Peter Jackson, bioquímico da Escola de Medicina da Universidade de Stanford, estimou que "até 30% dos pacientes com Covid-19 grave podem desenvolver diabetes ".

"Achamos muito desafiador controlar o nível de glicose no sangue de alguns pacientes Covid-19, mesmo aqueles sem histórico de diabetes”, disse o biólogo de células-tronco Shuibing Chen da Weill Cornell Medicine, também à National Geographic, sobre o que motivou seu grupo a pesquisar o tema.

Resumidamente, o diabetes ocorre quando o açúcar no sangue - ou glicose - está alto. A insulina é o hormônio produzido pelo pâncreas que ajuda a glicose dos alimentos a entrar nas células, regulando esses índices.

Anteriormente, estudos apontaram que o SARS-CoV-2 pode infectar células que produzem insulina, chamadas células beta, e até mesmo se replicar. Agora, as pesquisas publicadas na revista Cell Metabolism encontraram infecção por SARS-CoV-2 de células beta pancreáticas em amostras de pessoas que morreram de Covid-19. O estudo da Stanford sugere que o coronavírus pode ter maior probabilidade de infectar as células beta produtoras de insulina, devido à uma proteína receptora.  

A pesquisa também indicou que a infecção pode levar à redução da produção e liberação de insulina. Além disso, parecia levar à morte de algumas células beta e transformar as sobreviventes. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!